Na disputa pela presidência da Assembleia, empate favoreceria Toinho Andrade

Em caso de empate, o deputado e candidato à presidência da AL Toinho Andrade será eleito presidente. Ele possui quatro mandatos e é o mais velho entre os deputados.

Deputado estadual Toinho Andrade pode ser eleito
Descrição: Deputado estadual Toinho Andrade pode ser eleito Crédito: Divulgação

Com o acirramento da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, a hipótese do empate na votação para a presidência passa a ser cogitada como possível, repetindo o quadro de quatro anos atrás, quando Raimundo Moreira foi escolhido candidato do grupo governista de então, para garantir vitória neste caso. Desta vez, caso isto ocorra, o favorecido pode ser o deputado estadual Toinho Andrade, que já anunciou ser candidato. Segundo o regimento interno, o parlamentar dentre os candidatos com maior número de mandatos, será considerado eleito. Persistindo o empate, é eleito o mais velho na idade.


“Eu não perco para ninguém nesse critério de desempate”, disse convicto o deputado Toinho Andrade ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 22. Ele também trabalha com essa hipótese e afirma que é o deputado da Casa com mais mandatos – quatro legislaturas – e também o mais velho entre os parlamentares com a mesma quantidade de legislaturas. “Experiência a gente tem para presidir a Casa. Temos um bom relacionamento tanto na parte do governo, quanto com os deputados que não foram eleitos pelo governo”.

 

Toinho afirma que só reflui da candidatura à presidência caso José Bonifácio, com quem tem um acordo de cavalheiros, apresente mais votos do que ele. "Vamos conversar na terça-feira [27], quando ele chega de viagem", disse. 


Segundo o deputado, também estão no páreo, quando o tema é quantidade de mandatos, os deputados Osires Damaso e Eli Borges. No entanto, Toinho sustenta que ganharia dos dois já que é mais velho na idade. Osires Damaso ainda enfrenta outra questão que ele próprio precisa esclarecer. Apesar de estar na sua quarta legislatura, nas duas primeiras foi suplente.

 

Conforme levantamento do T1 Notícias, o deputado Eli Borges tem cinco mandatos e teria vantagemem caso de empate. No entanto, até o momento ele não se apresentou como candidato.

 

Ouvido pelo Portal, Damaso garante que as tratativas para a presidência estão tranquilas. “Estamos tentando construir um trabalho para os 24 deputados e não de oposição a ninguém”, disse.

 

O Portal T1 Notícias tentou ouvir o deputado Eli Borges, que até o momento não sinalizou interesse em disputar a presidência da AL, mas não houve sucesso.

 

Cenário equilibrado

O quadro atual é de equilíbrio para a disputa. Foram eleitos na oposição ao atual governo: Osires Damaso, Eduardo do Dertins, Amélio Cayres, Eduardo Siqueira, Vilmar do Detran, Ricardo Ayres, Wanderley Barbosa, Mauro Carlesse, Luana Ribeiro, Olyntho Neto, Cleiton Cardoso e Jorge Frederico. Esse grupo já discute em torno de um consenso, o nome de Damaso.

 

No grupo do governo, cujo principal nome é o de Paulo Mourão, que tem pedido votos como candidato preferencial do governador, estão também os parlamentares Valdemar Jr, José Bonifácio, Toinho Andrade, Nilton Franco, Eli Borges, Júnior Evangelista, Zé Roberto, Amália Santana, Rocha Miranda, Elenil da Penha e Valderez Castelo Branco.

 

Nada impede, no entanto, que deputados de um bloco votem em candidato de outro bloco. Ao que tudo indica, nos bastidores, a conversa está fluindo independente dos blocos de apoio.

 

(Atualizada às 17h05)

Comentários (0)