Na FIETO,Sandoval diz que está refundando o Estado e critica inchaço da Folha

Sandoval Cardoso participou de Encontro Político de Propostas da FIETO onde usou seu tempo disponível para destacar obras realizadas em sua gestão e ignorou provocações de Marcelo Miranda

Sandoval Cardoso
Descrição: Sandoval Cardoso Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O candidato à reeleição pela coligação “A mudança que a gente vê”, Sandoval Cardoso, participou do Encontro de Político de Propostas de iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, realizada na noite desta quinta-feira, 18. Sandoval Cardoso falou de propostas para a qualificação profissional, investimentos na área de infraestrutura e informatização como caminho para promover o desenvolvimento do setor industrial no Tocantins. Em sua fala, destacou obras realizadas em sua gestão e ignorou críticas e provocações do candidato adversário da coligação “A experiência faz a mudança”, Marcelo Miranda (PMDB) à atual gestão.

 

Sandoval Cardoso iniciou o seu tempo agradecendo a oportunidade e parabenizando a federação pela iniciativa e ressaltando que seu discurso “não foi feito por técnicos” se referindo ao fato de não ter levado texto escrito. O candidato reconheceu alguns índices baixos que o Estado apresenta. “É uma somatória de índices e o que mais nos coloca pra baixo é a insegurança jurídica e politica, somadas a corrupção” disse.

 

Sandoval apontou o grande número de empregos no serviço público como entrave para a economia. “A taxa de emprego da administração pública vem ao longo dos anos se complicando e diminuindo a capacidade de investimentos do nosso Estado e isso não aconteceu em cinco meses, mas sim nos últimos anos. Estamos reimplantando o Tocantins”.

 

Qualificação

Sandoval Cardoso defendeu que para o Estado atrair investimentos é necessário ampliar a mão de obra qualificada. “Não existe como avançar sem mão de obra qualificada. Estamos atuando com o sistema S e queremos ampliar essa parceria” afirmou mencionando o Projeto Tocantins com Diploma e criticou o projeto Proeducar, afirmando que houve má gestão do programa por gestões anteriores.

 

Infraestrutura

O candidato governista disse também que é preciso melhorar a insfraestrurua e promover urbanização nos municípios tocantinenses com o objetivo de atrair o investidor. “Estamos refundando os municípios, dando dignidade as pessoas. Os prefeitos estão tendo a possibilidade de utilizar os recursos das prefeituras. Quero ressaltar os mais de 3,5 mil km das estradas que estamos fazendo. Várias que foram pagas por duas vezes e que não foram concluídas. Vejo como atrair investimentos se um governo for responsável, dedicado e honesto” ressaltou. O candidato destacou ainda obras realizadas nos parques industriais do Estado. “Os distritos industriais, passaram mais dez anos e construíram apenas um. Nós estramos construindo cinco no Estado em apenas cinco meses” disse.

 

Informatização

O candidato da coligação “A mudança que a gente vê” apresentou ainda como proposta para o setor industrial acabar com burocratização da máquina pública. “Só com informatização. Assinamos um protocolo de intenção com o governo  Dilma e com a China de 117 milhões de dólares aonde vamos informatizar todo o Tocantins. Vamos fazer com o Tocantins seja um Estado favorável para atrair investimentos” declarou reforçando que pretende firmar uma parceria com a FIETO para elaboração de agenda no sentido de para buscar implantar reforma tributária no Estado.

 

Considerações finais

Sandoval concluiu sua participação reforçando o compromisso de manter uma agenda permanente com os sindicatos que compõem a FIETO e finalizou destacando seu histórico de vida e político. “Não vivo da politica, tudo que tenho está no meu nome, porém tenho vivido para a politica. Tenho feito tudo com muita tranquilidade, vontade de acertar e transparência. Multipliquem isso, vamos levar o Tocantins à frente e fazer uma mudança de mentalidade” disse.  Os candidatos tinha o tempo de dez minutos para apresentar propostas nas seguintes áreas: Educação, Gasto Público, Investimento Público, Plano de Desenvolvimento Industrial, Financiamento de Pesquisa, Inovação e Energia. 

Comentários (0)