Na Justiça, PSB requer direito de acesso às informações de pesquisa eleitoral

Pedido foi protocolado pelo partido nesta terça-feira, 7.

Presidente do PSB, Carlos Amastha.
Descrição: Presidente do PSB, Carlos Amastha. Crédito: Divulgação

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentou um pedido formal na 29ª Zona Eleitoral de Palmas nesta terça-feira, 7, requerendo acesso a informações detalhadas de pesquisa eleitoral registrada sob o número TO-03926/2024. A pesquisa foi realizada pela empresa Jornal Correio do Povo Tocantinense EIRELI com foco nas intenções de voto para prefeito de Palmas.

 

O requerimento pede acesso ao demonstrativo do resultado de exercício e aos dados da pesquisa eleitoral. "A Resolução Nº 23.600, de 2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especificamente no que tange ao Artigo 2º, inciso VIII, bem como ao parágrafo 7º-A, inciso VIII, exigem a devida clarificação quanto à origem dos recursos destinados ao financiamento da pesquisa", justifica a solicitação.

 

Além das informações financeiras, o partido requer acesso ao sistema interno de controle e fiscalização da coleta de dados, incluindo planilhas, arquivos individuais, mapas, tabelas, relatório entregue ao solicitante da pesquisa, entre outros.

 

"O PSB-TO sublinha a importância destas informações para garantir a confiança no processo eleitoral e para assegurar que todas as pesquisas eleitorais divulgadas ao público sejam conduzidas de maneira transparente e conforme a lei", justifica a sigla em nota encaminhada ao T1 Notícias.

Comentários (0)