Na OAB, Sandoval reafirma que não se afastará do Governo e que não é apadrinhado

Em sabatina na OAB, Sandoval Cardoso mantém compromisso não sair do Governo para atender interesses de terceiros e diz que não tem apadrinhamento político. Ele falou de projetos se reeleito...

Sandoval em sabatina na OAB Tocantins
Descrição: Sandoval em sabatina na OAB Tocantins Crédito: Reprodução Twitter

O governador candidato à reeleição, Sandoval Cardoso (SD), participou de uma sabatina realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) no início da tarde desta terça-feira, 09, e de início disse que jamais se afastará do governo, se eleito, para atender interesses de terceiros.

 

"Estão tentando colar na minha imagem que eu afastaria do Governo nos próximos quatros anos [se eleito] para beneficiar interesses de terceiros. Jamais faria isso. Ao sair daqui irei ao cartório para registrar que, em hipótese alguma, me afastarei do Governo. Cumprirei com meu mandato até o último dia”, afirmou.


Sandoval argumentou, ainda, que é ficha limpa, “não tenho rabo preso com ninguém, nem padrinho político” e afirmou que “a virada de página é agora. É a principal eleição do Tocantins”.

 

Referindo-se ao principal adversário nestas eleições, Marcelo Miranda (PMDB), Sandoval disse que “são dois candidatos tão diferentes. Um já teve tempo para mostrar e nós em cinco meses já mostramos. Entendo que a diferença dos dois candidatos se refere, principalmente, à questão jurídica. Eu não tenho um processo sequer. A Justiça nunca me cobrou a devolução de recursos públicos e nunca vai cobrar”. 

 

O governador que cumpre mandato tampão disse que está confiante na vitória e quer ser o melhor governador do país. "Todos os dias são adesões e mais adesões", declarou.

 

Respostas

Sandoval respondeu perguntas sobre gestão, saúde, educação, segurança pública e assuntos diversos.

a
Meritocracia foi uma das palavras mais utilizadas por Sandoval, que garantiu que fará sua gestão com equipe técnica. “Acredito que precisamos dar a quem merece ter e existem ferramentas para isso. Não acredito mais nessa questão de dar o cargo e receber apoio, não acho que exista mais. Nós não fazemos isso”, disse ao ponderar que a reforma política que pretende fazer será de forma pontual.

 

“A medida que for acontecendo a gente vai fazendo”, disse ao argumentar que não acredita numa grande reforma anunciada. “Passado o momento eleitoral, vamos ter mais tranquilidade. Ninguém me viu reclamando de dificuldades, normalmente pegam o governo e passam anos reclamando. Eu entendi que a responsabilidade é minha”.

 

Sobre Educação, Sandoval disse que recebeu o Estado em um momento crítico, com a Educação em greve, “e fizemos um compromisso que foi cumprido. Efetuamos o pagamento de forma imediata. A nossa Educação vem melhorando”. O candidato afirmou que quer investir em capacitação valorizando os professores.

 

Respondendo uma pergunta sobre pagamento de precatórios, Sandoval disse que “o Estado não pode se comprometer com uma situação ou outra, mas como um todo. Precisamos ter uma melhor arrecadação sem aumentar a despesa. Temos que agilizar o pagamento dos precatórios para que o Estado tenha credibilidade, mas não podemos esquecer das pessoas”, disse ao defender o equilíbrio.

 

Ao responder pergunta sobre recuperação de estradas, Sandoval disse que tem, em caixa, dinheiro para recuperar 63% das estradas do Tocantins e que muitas já estão recuperadas e garante que haverá continuidade da manutenção do asfalto. 

 

Acerca da Saúde, respondendo pergunta sobre falta de gestão nesta área que fez com que faltasse e fossem desperdiçados medicamentos, Sandoval admitiu a situação lamentável e disse que são 8 mil itens a serem destruídos para 12 hospitais, com um sistema manual.  

 

"Minha preocupação foi buscar o dinheiro para informatizar o sistema. Serão R$17 milhões para aplicar", disse. Outro problema pontuado pelo candidato é o espaço físico dos hospitais ao relatar que um leito custa mais de 70 mil ao Estado, enquanto em unidades particulares sairia por cerca de 30 mil. "É um problema que precisamos solucionar". 

 

O governador candidato ainda respondeu uma pergunta sobre o sistema prisional, em que disse que é preciso valorizar “os policiais Civis, que já foram valorizados e, principalmente, a Polícia Militar que ainda tem alguns anseios". O candidato disse que é necessário se prevenir e ressaltou os ônibus de monitoramento. "Não existe penitenciária para alugar, assim como não existem hospitais. Precisamos construir", disse. 

 

Na área da Cultura, Sandoval afirmou que pretende vincular as Secretarias de Turismo e de Cultura, que atualmente está com a Educação.

 

Nos seus 10 últimos minutos, Sandoval disse que tem comprometimento com seu Estado, "que está avançando”, e afirmou que acredita que “a administração pública tem que acompanhar esse desenvolvimento que está acontecendo no Tocantins. Quem não acreditou não fez, não teve competência ou capacidade”.

 

 

Comentários (0)