O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) se reúne para julgar processos das classes de Recurso Eleitoral, Ação Cautelar e Ação de Investigação Judicial Eleitoral. A sessão matutina de hoje será a primeira do ano de 2013.
Como consta na pauta, entre os processos, será retomado o julgamento da Ação de Investigação Judicial por abuso de poder político que envolve o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), por irregularidades na campanha eleitoral de 2010.
Segundo as alegações da PRE, foi feita a convocação de aproximadamente 1.300 empregados da empresa Litucera para reuniões políticas, nas quais foi veiculada propaganda negativa contra o candidato a governador Siqueira Campos e enaltecida a candidatura de Carlos Gaguim, Raimundo Palito e Marcelo Miranda.
Na ocasião, os empregados da referida empresa teriam sido moralmente coagidos a votar e promover essas candidaturas sob a ameaça de perderem seus empregos, caso estes candidatos não fossem eleitos. As reuniões aconteceram nos dias 23 e 24 de agosto de 2010, em Palmas, com fornecimento de transporte e alimentação para quem se deslocou de municípios do interior para a capital, segundo a PRE.
Também deve ser julgado Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Paulo Mourão, que teria utilizado indevidamente veículos de comunicação e participação de servidores em caminhada. Além deste está previsto o julgamento de Recurso Criminal do técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo. que foi condenado por transferência eleitoral fraudulenta.
Comentários (0)