Na semana de eleição da Mesa Diretora da AL, deputados não comparecem às sessões

Desde esta terça-feira, 5, não acontecem sessões na Assembleia Legislativa por falta de quórum. Nas vésperas da eleição da mesa diretora os deputados não apareceram na Casa de Leis

Plenário da AL estava vazio nesta 4ª
Descrição: Plenário da AL estava vazio nesta 4ª Crédito: Foto: T1 Notícias

Por falta de quórum, as sessões desta semana na Assembleia Legislativa não estão acontecendo, conforme informou o presidente da Casa, Osires Damaso (PSC) ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 6. O esvaziamento acontece nas vésperas da eleição da Mesa Diretora da Casa, que acontece no próximo dia 8. O recesso parlamentar inicia logo após a eleição.

 

“A maioria dos deputados não está comparecendo, assim ficamos impedidos de abrir a sessão. Precisamos de oito deputados para dar quórum, porém apenas cinco estão comparecendo”, afirmou Damaso.

 

A equipe do T1 Notícias esteve nos gabinetes dos deputados e somente estavam presentes cinco deputado. Os servidores informaram que alguns estavam viajando e outros só devem comparecer na sexta, dia da eleição.

 

Sobre as faltas, Damaso explicou que estas não são descontadas nos salários dos parlamentares. “No regimento da Casa ainda não prevê nenhum desconto por falta, mas a partir de cinco sessões consecutivas é passível de cassação do mandato. Lógico que tudo depende da justifica, podendo ser viagem por motivo de trabalho ou alguma doença”, explicou.  

 

Eleição

O deputado afirmou que é candidato à reeleição à presidência da AL e diz estar confiante na vitória. Damaso deve disputar a eleição com Mauro Carlesse (PHS). “Confio no meu trabalho. Tem o grupo de deputados que me acompanha e juntos tomamos as decisões”, afirmou.

 

Ainda de acordo com Damaso, ele já teria 10 votos e está conversando com os indecisos. “Estamos conversando com todos, fazendo algumas reuniões. Semana passada conseguimos 10 votos, mas eleição só define no dia”, informou.

 

Ao ser questionado se a ausência dos deputados tem relação com o isolamento, estratégia usada para garantir que não haja mudanças de votos, Damaso afirmou não ter conhecimento do motivo das faltas dos deputados e disse que seu grupo não fará isolamento. “Só ser for o grupo do Carlesse, nós não vamos fazer nada”, garantiu.

 

Na última eleição, ocorrida em fevereiro de 2015, Damaso foi o vencedor e articulou para que os deputados da sua chapa ficassem isolados em um hotel em Paraíso do Tocantins. Os deputados chegaram todos em uma van e teriam tido os celulares recolhidos à época.

 

Circulam nos bastidores da Assembleia que alguns deputados do grupo de Carlesse, estariam em Aruanã, aproveitando o início da temporada de praia no Araguaia. Carlesse já tem o apoio de 15 deputados, conforme foto divulgada no último dia 30 de junho. A chapa que apoia Carlesse é composta por Olyntho Neto (PSDB); Cleiton Cardoso (PSL); Júnior Evangelista (PSC); Eduardo Siqueira (DEM); Luana Ribeiro (PDT); Ricardo Ayres (PSB); Toinho Andrade (PSD); Jorge Frederico (PSC); Zé Roberto (PT); Amalia Santana (PT); José Bonifácio (PR); Wanderelei Barbosa (SD); Nilton Franco (PMDB) e Eduardo do Dertins (PPS).

Comentários (0)