Negreiros diz que não sabia de antecipação da eleição: oposição nega manobra

A oposição e o bloco dos "independentes" protocolaram um projeto de resolução pelo qual tentam antecipar as eleições da mesa diretora da Câmara...

Major Negreiros
Descrição: Major Negreiros Crédito: T1 Notícias

O presidente da Câmara de Palmas vereador Major Negreiros disse ao T1 Notícias nesta quinta-feira, 13, que não havia nenhum acordo entre ele e os demais parlamentares da Casa quanto ao pedido de antecipação das eleições internas da Câmara, para compor mesa diretora.

“Eu não tinha conhecimento, pra minha surpresa eles protocolaram aqui no dia da minha ausência”, afirmou Negreiros. Ainda de acordo com o presidente, o projeto de resolução protocolado é legal, “isso é regimental, o Hermes era o presidente e tinha todos os poderes na mão”, explicou.

Segundo disse Negreiros, o projeto de resolução deu entrada na Câmara e agora vai ser encaminhado para as Comissões. “O que for a vontade dos vereadores, da maioria, será aceito. Não tenho nada contra até porque eu não sou candidato, tenho que me preocupar com a gestão da Câmara Municipal até o dia 31 de dezembro”, garantiu.

Sem Negreiros, vereadores aprovam antecipação de eleição para presidente

 

Oposição explica pedido

Segundo explicou o vereador e líder da oposição Iratã Abreu (PSD) na Câmara Municipal ao Portal, o projeto de resolução não afetará o mandato de Negreiros enquanto presidente da Casa.

“Nós não estamos encurtando o mandato de ninguém, só estamos pedindo a antecipação das eleições para que interferências externas, principalmente políticas, não ditem o jogo democrático da eleição da mesa diretora da Casa”, garantiu Iratã.

O líder da oposição destacou ainda que “não queremos uma interferência da gestão, do prefeito, na escolha do vereador que vai ser o presidente da Câmara”, se referindo a uma possível intervenção de Amastha.

Iratã declarou que há uma insatisfação pessoal e da maioria dos outros vereadores com a condução dos trabalhos na Casa, “justamente por causa dessa interferência, pelo fato do presidente ser muito próximo do prefeito. Nós trabalhamos para que seja eleita uma mesa diretora independente”.

O vereador negou que o projeto de resolução tenha sido protocolado aproveitando a ausência do presidente da Casa, “talvez tenha parecido uma jogada pelo fato dele estar ausente, mas não foi. Independente dele estar presente ou não o projeto seria apresentado”.

Rogério Freitas (PMDB) confirmou que a ausência de Major Negreiros na sessão de ontem não tem relação alguma com o pedido protocolado. “Nós nunca faríamos ação nenhuma valendo-nos da ausência do presidente, em absoluto. Não houve manobra por parte dos pares com relação à antecipação da eleição”, afirmou.

Ainda de acordo com o vereador do PMDB não há dificuldade nenhuma em trabalhar com um presidente que não seja da base do prefeito: “a Casa é autônoma e independente, a escolha do presidente passa pelo colegiado e independe de posicionamento político. No legislativo não aceitamos interferência de ninguém, de nenhum outro poder”.

Os vereadores da oposição disseram que ainda não há um nome definido de quem será candidato à presidência e Iratã afirmou que os parlamentares trabalharão “sem vaidade”.

 

Comentários (0)