Nésio diz que estratégia de Amastha é dar atenção às cidades pequenas nesta fase

Para o articulador de campanha Nésio Fernandes (PCdoB), Amastha adotou o estilo de campanha que usou em 2012, quando concorreu pela primeira vez à Prefeitura de Palmas

Amastha percorre pequenas cidades do TO com sua caravana
Descrição: Amastha percorre pequenas cidades do TO com sua caravana Crédito: Divulgação

Com um ônibus acomodando membros do PSB, PT, PC do B, PTB e Podemos, o ex-prefeito de Palmas e candidato a eleição suplementar, Carlos Amastha (PSB), percorre as pequenas cidades do interior do Estado desde o dia 26 de abril. Sem o apoio de grande parte dos líderes políticos, Amastha vem apostando no corpo a corpo com o eleitor em sua campanha à eleição do dia 3 de junho. “Carlos está fazendo um tipo de campanha que ele acredita e que ele gosta. Uma campanha com a população”, disse o ex-secretário de Saúde de Palmas e articulador de campanha, Nésio Fernandes (PCdoB), em entrevista ao T1 nesta sexta-feira, 4.

 

Em apenas cinco dias de estrada, o ex-prefeito, até esta sexta, já percorreu mais de 20 cidades na região Sul e Central do Tocantins. A caravana começou por Talismã, no extremo sul do Estado, e depois seguiu para Alvorada. No início da noite daquela quinta-feira, 26, um trágico acidente que tirou a vida do ex-deputado federal e articulador de sua campanha, Júnior Coimbra, levou a caminhada a ser adiada por alguns dias.

 

Retornado às estradas no feriado de 1º de maio, Amastha levou suas propostas a Guaraí, Pugmil, Barrolândia, Oliveira de Fátima, Figueirópolis, Aliança do Tocantins, Cristalândia, Cariri, Miranorte, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois, entre outros pequenos municípios.

 

De acordo com o material de divulgação veiculado por sua equipe nas redes sociais e disponibilizado à imprensa nas últimas semanas, é possível perceber que os encontros nas cidades não remontam a grandes caminhadas e reuniões ao estilo de outros candidatos, que tem claramente a adesão de prefeitos, vereadores e lideranças históricas do Tocantins. A campanha de Amastha tem levado aos moradores do interior as características diferenciadas do ex-prefeito da Capital, de um candidato que tem experiência na administração pública, mas que também se enturma com a comunidade, que dança sobre o carro de som, que pega carona na bicicleta cargueira, que se diverte pedalando com as crianças e que corta o cabelo na barbearia da pequena cidade por onde passa.  

 

Para Nésio, Amastha adotou o estilo de campanha que usou em 2012, quando concorreu pela primeira vez à Prefeitura de Palmas. “A gente avalia que o sentimento de 2012 é muito parecido com o sentimento de hoje, no seio da população. Existe uma conclusão unânime entre todos que tem acompanhado a caravana, que no seio do povo as pessoas não têm candidatos. Os líderes locais não têm influência que pretensiosamente anunciam ter”, conferiu.

 

O ex-secretário disse ainda que mesmo distantes da Capital, os moradores dessas cidades veem em Palmas um bom exemplo de gestão. “É incrível como no comércio e nas praças as pessoas estão extremamente decepcionadas com os rumos que o estado assumiu nos últimos anos e veem na capital, Palmas, uma cidade que mudou, que foi bem cuidada”.

 

Sobre os desafios da campanha corpo a corpo do ex-prefeito, Nésio ressalta que Amastha é uma pessoa desconhecida para quem vive longe de Palmas, contudo, o ex-secretário vê nesse ponto uma oportunidade. “Quando a gente fala da Capital e anuncia ele como prefeito é impressionante como as pessoas criam uma empatia muito rápida. E não há rejeição. Por não haver rejeição, conseguimos nadar de braçada no eleitorado do interior”, analisa Nésio.

 

Dentre as estratégias adotadas nesses municípios, o articulador comentou que para cada cidade está sendo criando um grupo no Whatsapp para continuar o diálogo com os moradores e com as lideranças locais. “Não estamos entregando gasolina, não estamos fazendo reuniões montadas. O Amastha decidiu que não vai ter contrato no interior. Então a gente não vai fazer contrato”.

 

A vice-prefeita de Tabocão, a professora Evany Rocha (PC do B) foi uma das líderes políticas da região Central que abraçou a campanha de Amastha e definiu a estratégia do candidato como uma apresentação inicial dele com o povo tocantinense. “Amastha se apresentou para as pessoas conversando como nosso futuro governador. Uma apresentação inicial para que as pessoas possam ver ele de perto, apertar sua mão e ter contato físico. Ele teve uma ótima recepção aqui”, definiu Evany sobre a passagem do ex-prefeito pelo município.

 

Segunda etapa

 

O corpo a corpo com os eleitores nos pequenos municípios foi definido, segundo Nésio, como a primeira etapa de campanha. A segunda, que se inicia após o dia 16 de maio, focará nos debates na TV e no rádio e com Amastha viajando de ônibus e avião para as cidades estratégicas com mais de oito mil habitantes.

 

À frente das decisões da caravana, o ex-secretário ressaltou que Júnior Coimbra está fazendo uma grande falta ao grupo, já que era um político muito querido no Estado, e que após o ocorrido a caravana passou a contar com um conselho formado por ele e por representantes dos partidos coligados: o ex-deputado estadual José Geraldo (PTB), o deputado Zé Roberto (PT) e o ex-secretário Adir Gentil (SD).

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