Nesta eleição suplementar no Tocantins, os boletins das urnas que foram instaladas em localidades de votação de difícil acesso serão transmitidos das seções eleitorais diretamente para o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins por meio de transmissão via satélite ou JE Connect.
Entre as comunidades indígenas, quilombolas e rurais que utilizarão das tecnologias, em seis municípios, estão: Tocantínia (5ªZE), Lagoa da Confusão (13ªZE), Goiatins (32ªZE), Campos Lindos (32ªZE), Santa Fé do Araguaia (34ªZE) e Lizarda (35ªZE).
De acordo com o TRE, as medidas de transmissão do resultado da eleição foram tomadas em virtude da distância, do difícil acesso e da escassez ou inexistência de sistemas capazes de promover comunicação rápida e de qualidade. Diversos desses locais, em certas épocas do ano, tornam-se intransitáveis, seja por terra ou água.
Toda essa distribuição se dará por meio de um programa desenvolvido pelo TRE do Tocantins, chamado JE Connect. Podendo ser transportado por meio de um pendrive, o JE Connect possibilita que os resultados das urnas possam ser apurados nos próprios locais de votação e enviados a partir de qualquer computador conectado ao respectivo TRE, em rede Virtual Private Network (VPN).
Comentários (0)