Novo juiz eleitoral toma posse nesta terça: Dilma indicará mais um ao TRE

O pleno do TRE será oxigenado com as mudanças que estão por vir. Nesta terça, toma posse o advogado Henrique Pereira dos Santos, no lugar de Mauro Ribas. Presidente Dilma ainda indicará mais um..

Pleno do TRE passa por mudanças
Descrição: Pleno do TRE passa por mudanças Crédito: Divulgação

O advogado trabalhista Henrique Pereira dos Santos tomará posse nesta terça-feira, 2, às 17 horas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no lugar de Mauro Ribas, em uma das vagas destinadas a advogados. A indicação é da presidente da República Dilma Rousseff, que indicará mais um adogado para vaga destinada a advocacia, hoje ocupada por João Olinto Garcia. Outra vaga que deve ser preenchida é do juiz federal Waldemar Cláudio. 

 

Na suplência do advogado gurupiense, Henrique Pereira dos Santos, estão Stephane Maxwell da Silva Fernandes e Hélio Eduardo da Silva.

 

Mudanças no Pleno

Com o fim do biênio de todos os advogados que ocupavam as cadeiras do Pleno do TRE, inclusive dos substitutos e ainda do juiz federal Waldemar Cláudio, que encerrou sua atuação dia 8 de outubro, a composição da Corte eleitoral está mudando. Por enquanto, quem assume a vaga do juiz federal é a juíza federal Denise Drumond, substituta até a indicação do próximo juiz, que deve ser realizada pelo órgao a qual ele pertence, no caso o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1º Região, sediado em Brasília. 

 

O quadro que define as mudanças no Pleno é o seguinte: duas listas tríplices ainda aguardam decisão, sendo uma delas a indicação da presidente Dilma. Elas foram encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e se referem à vaga ocupada por João Olinto (destinada a advogados) e Waldemar Cláudio (Juiz Federal).

 

Listas tríplices

Três das listas tríplices já tiveram suas escolhas, sendo numa escolhido o advogado Henrique Pereira. Com ele disputaram Mauro José Ribas e Márcio Moreira. As outras duas se referem aos dois suplentes indicados.

 

Noutra lista tríplice, referente ao suplente de Pereira, teve como indicado o advogado Stephane Maxwell, que disputou com Alessando Roges Pereira e Rogerio Beirigo de Souza. 

 

A lista tríplice que apresentou o nome do juiz Hélio Eduardo, também indicado suplente de Henrique Pereira reconduziu Hélio Eduardo por mais dois anos. Nesta lista figuraram os advogados Murilo Sudré Miranda e Túlio Jorge Chegury. 

 

Vaga de Olinto está pendente

Por fim, resta a presidente uma indicações: a do juiz João Olinto, cuja lista triplice já foi publicada e encaminhada mas está pendente de indicação. Nesta foram indicados os advogados João Olinto Garcia, Ângela Issa Haonat e Adwardyz de Barros Vinhal. 

 

Atualizada com correções às 16h51.

Comentários (0)