Em Abreulândia, Crixás do Tocantins, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins, o resultado das eleições municipais no próximo dia 6 de outubro está praticamente definido. A situação ocorre porque, em conformidade com a legislação eleitoral vigente, não há um número mínimo de votos para os pleitos em que as candidaturas são únicas, ou seja, não candidatos concorrentes, e é necessário apenas que o candidato único obtenha a maioria dos votos válidos.
Em todo país, já incluido os sete municípios tocantinenses, há 214 cidades na mesma situação. Ainda assim, os eleitores dessas cidades irão às urnas em outubro para exercer o direito de votar.
Destas sete candidaturas em situação peculiar no Tocantins, cinco são homens e duas são mulheres, com idade entre 34 e 61 anos. Quatro são do Republicanos e os demais são do PT, PDT e União Brasil. Três buscam a reeleição.
No 214 municípios, a maior parte dos candidatos únicos é composta por homens brancos, com média de 49 anos, sendo que 57% têm nível superior e 73% são casados. O MDB lidera com 50 candidatos únicos, seguido por PSB (34), PP (27), União Brasil (24), PL (16), Republicanos (13) e PT (10).
Confira as candidaturas únicas no Tocantins
Abreulândia: Manuel Moura, atual prefeito pelo PT, tem 47 anos
Crixás do Tocantins: Ana Flávia Alves Silveira Monteiro, a Flávia do Leitoa - Republicanos e União Brasil
Goianorte: Maria de Jesus Amaro, conhecida como Nega, busca a reeleição pelo Republicanos. Ela é pedagoga e tem 50 anos
Santa Maria do Tocantins: Leonardo Noleto, de 34 anos, é agropecuarista e filiado ao Republicanos
Santa Rita do Tocantins: Luciano Pereira, policial civil de 42 anos, é candidato pelo PDT
Sucupira: Valdivino Milhomem, pecuarista de 49 anos, representa o Republicanos
Tupirama: Ormando Brito, atual prefeito e empresário de 61 anos, concorre pelo Republicanos
Tupiratins: Filomena Coelho, prefeita atual, tem 53 anos e é filiada ao União Brasil.
Comentários (0)