Olinto diz que TO foi incluído na Copa do Mundo: Eduardo Gomes não se pronuncia

Olinto promete que vai recriar o Conselho Estadual da Juventude, indica a criação de escolinhas de iniciação esportiva em 15 cidades e prevê a criação em 64 escolinhas ao todo.

Olinto Neto
Descrição: Olinto Neto Crédito: Lourenço Bonifácio


O secretário estadual da Juventude, Olinto Neto, não quis polemizar com o deputado estadual José Bonifácio (PR) que declarou não ver nada de ação na área da juventude e esporte feita pelo governo do Estado. Olinto apontou que a inclusão do Tocantins no cenário da Copa do Mundo foi muito importante e uma grande vitória. Olinto foi secretário estadual de Juventude e Esporte até o dia 7 de março quando a pasta foi desmembrada e o deputado federal, Eduardo Gomes (PSDB), assumiu o Esporte. Procurado para repercutir o assunto, Gomes disse que não se pronunciaria a respeito.

“Muitos criticaram e disseram que não conseguiríamos e conseguimos a inclusão do Tocantins no catálogo oficial da Fifa graças a muito esforço e determinação do governador. Incluímos o Tocantins oficialmente no catálogo da subsede como centro de treinamento de seleções. Isso já foi uma grande vitória”, lembrou Olinto, ao afirmar que Bonifácio é um grande representante da classe esportiva.

Olinto disse que no desmembramento da Secretaria da Juventude e Esportes, fez uma explanação sobre as ações da pasta. “Recebemos uma carta de apoio de várias federações esportivas agradecendo as nossas ações”, declarou Olinto.

De acordo com Olinto, o total de 15 escolinhas de iniciação esportiva em parceria com as prefeituras já foi criado na atual gestão. O secretário prevê a criação de escolinhas em 64 municípios que vão atender mais de 15 mil jovens.

Juventude

Olinto frisou que a Secretaria da Juventude (Sejuv) realizou recentemente a ação Sou Jovem, Sou Capaz que marca o novo momento da pasta. “O foco da Sejuv é principalmente a capacitação dos nossos jovens e o empreendedorismo. Queremos garantir que nossos jovens tenham um futuro decente. Vamos marcar uma nova etapa das políticas de juventude no Estado”, apontando que os telecentros em 77 cidades são políticas de inclusão digital para a juventude.

Conselho de Juventude

Questionado sobre o Conselho Estadual da Juventude, que foi marca do último ano da gestão de Siqueira em 2002, e continuou na gestão do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), Olinto disse que está sendo reestruturado. O Conselho tinha as funções de opinar, propor e avaliar as políticas públicas para a juventude. Seus representantes eleitos nos encontros regionais da juventude. Participavam também representantes de entidades e de áreas afins do Governo.  

“Durante um tempo o conselho ficou desativado, mas o governador Siqueira Campos já publicou decreto para ter o conselho novamente. Já solicitamos às entidades que indiquem seus representantes”, afirmou Olinto.

Obras

Conforme Olinto, com o apoio da bancada federal do Tocantins o esporte e a juventude conseguiram mais de R$ 8 milhões em obras. Ele frisou ainda que a senadora Kátia Abreu (PSD) deu grande apoio à captação de recursos para os projetos da área.

Comentários (0)