Oposição volta a cobrar prestação de contas e sugere criação da CPI do Carnaval

Lúcio Campelo disse que antes de criar CPI, a Câmara deve oficiar o prefeito para que seja transparente e preste as contas. Iratã e Joaquim Maia afirmaram que estão cumprindo papel de fiscalização.

O vereador Lúcio Campelo (PR) voltou a cobrar a prestação das contas do Carnaval 2013 e disse que se não for atendido irá pedir a criação da CPI do Carnaval na Câmara de Palmas. Campelo pediu que o presidente Major Negreiros (PP) convoque uma sessão extraordinária da Comissão Orçamento e Finanças da Casa de Leis para oficiar o prefeito a prestar as contas. Ontem, em entrevista coletiva, o prefeito Carlos Amastha alegou que não iria prestar contas da folia pelo fato da festa ter sido realizada com verba “eminentemente” privada.

   

“Antes de pedir a abertura do processo da CPI vamos oficiar o prefeito para que ele seja transparente e fazer um pedido ao TCE para que faça a tomada de contas especial do Carnaval. Se o TCE não fizer, aí podemos abrir a CPI. Assim estamos cumprindo o nosso papel de vereador”, disse Campelo. 

 

O vereador ressaltou que não está fazendo oposição por fazer e cobrou ainda que a transparência que é solicitada mostre o tamanho da importância da Câmara na gestão do prefeito Carlos Amastha. “O que nós vimos é que o prefeito não está se comprometendo com a transparência. Não estamos entendendo o porquê do prefeito não querer prestar contas do Carnaval. Ele está descumprindo a Lei Orgânica do município”, declarou. 

 

O vereador Iratã Abreu (PSD) disse ter analisado a coletiva do prefeito e destacou que o gestor convidou a imprensa para não falar nada. “Eu achei que sinceramente ele iria apresentar a prestação de contas”, criticou.

 

Já Joaquim Maia (PV) comentou a decisão judicial que extinguiu a ação dele e de Iratã e Campelo e disse que a falta de prestação das contas deixa dúvidas no ar. “Fizemos questionamentos sobre a prestação de contas, não julgamos o mérito da festa. Questionamos sim a condição financeira da realização da festa. Estamos pedindo transparência, que as coisas fossem colocadas de maneira clara. Que seja apresentado como foi captado o recurso e quanto se gastou para a realização da festa”, lembrou. 

 

Defendendo

Coube ao vereador Hiram Gomes defender o Paço Municipal. “Temos certeza, absoluta certeza de que a prefeitura não gastou recursos públicos no Carnaval”. Gomes também cobrou que os vereadores assinem seu pedido de abertura de CPI sobre irregularidades na Procuradoria Geral do Município na gestão do prefeito Raul Filho. “Se houver a CPI do Carnaval, quero aqui que os vereadores assinem também o pedido de CPI da Procuradoria”, disse.
 

O líder do Governo, vereador Joel Borges (PMDB) também usou a tribuna para defender o prefeito. “O que me preocupa são esses encaminhamentos e não a fiscalização. Porque o prefeito não explicou ainda? É simples. Porque não houve gasto público no Carnaval". Campelo retrucou dizendo que o prefeito declarou na imprensa que pediu patrocínio da Foz - Saneatins. “Ele usa da investidura em cargo público para pedir patrocínio e não quer prestar contas? É difícil prestar essas contas?”, questionou. 

Comentários (0)