Oposições estudam união e podem lançar um só nome nas eleições indiretas

PMDB, PROS e PV confirmam que há possibilidade das oposições conversarem e lançarem apenas um candidato para disputar as eleições indiretas para o governo...

Josi acredita que oposições possam se unir
Descrição: Josi acredita que oposições possam se unir Crédito: Ascom/AL

A deputada Josi Nunes (PMDB) disse ao Portal T1 Notícias na manhã desta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa que acredita na possibilidade das oposições se unirem e lançarem uma única chapa para concorrer com o nome lançado pela base governista. “Cada partido de oposição está lançado seu candidato no sentido de se fortalecer, mas é possível que saia apenas um candidato após reuniões e articulações da oposição para disputar com o candidato do governo”, declarou.

 

Marcelo Lelis (PV) disse ao T1 Notícias que a união das oposições para as eleições indiretas na Assembleia Legislativa pode ser um caminho, mas dependerá da evolução das próximas conversas e articulações. “Na política tudo pode evoluir, tudo pode avançar. Essa união pode acontecer assim como pode não acontecer”, disse o deputado destacando que inicialmente a intenção em lançar vários nomes era mostrar que não só ele ou o PV não concordam com o “golpe político”, mas vários partidos que representam o povo tocantinense em todas as regiões.

 

Caso essa união realmente ocorra, a disputa na eleição indireta poderá ser voto a voto. Hoje a base governista tem 12 dos 23 votos dos deputados estaduais. Considerando essa matemática, Lelis disse que “é preciso que nós tenhamos a noção de que o jogo aqui na AL muitas cartas estão marcadas. Se a gente entender que o governo vai tratorar aqui dentro, talvez seja melhor manter as candidaturas e ao invés de uma voz várias vozes darem vazão a esse sentimento do povo tocantinense”.

 

O presidente regional do PV se reuniu com o presidente regional do PROS, senador Ataídes Oliveira, na manhã de ontem para discutir uma aliança dos dois partidos nas eleições de outubro. Já o deputado Sargento Aragão (PROS) declarou ao Portal que “é um processo que está em discussão, nenhuma possibilidade pode ser descartada”. Aragão diz ver com mais possibilidade a união das oposições caso haja um segundo turno. 

Comentários (0)