Otoniel busca recursos para construção do Hospital Universitário de Porto

Foi pedida ao ministro a priorização para o empenho dos recursos consignados no Orçamento Geral da União de 2014 para a construção do Hospital Municipal de Porto Nacional/TO.

Prefeito e senador com o ministro
Descrição: Prefeito e senador com o ministro Crédito: Divulgação

Neste último dia 23 de outubro, o senador Vicentinho Alves, acompanhado do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, do secretário do escritório de representação do Tocantins em Brasília, Francisco de Assis, e da diretora do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC, Lílian Tavares, solicitou - em nome da bancada federal do Tocantins - ao ministro da saúde, Alexandre Padilha, a priorização para empenho dos recursos consignados no Orçamento Geral da União de 2014 para a construção do Hospital Municipal de Porto Nacional/TO.

Conforme a Emenda de Bancada nº 71280009, os parlamentares federais tocantinenses solicitam a liberação de R$ 41.037.453,00 (quarenta e um milhões, trinta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e três reais) para a construção do hospital, cujo funcionamento ocorrerá em parceria entre a prefeitura e o ITPAC, onde a modalidade de atendimento será 100% pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

Segundo o senador, "além de atender a população de 17 municípios e 19 microrregiões localizadas na região central do estado, o hospital funcionará como local de instrução prática para alunos dos cursos de residência médica oferecidos pelo ITPAC". O projeto para a implantação do Curso de Residência Médica encontra-se concluído, dependendo apenas da aprovação dos órgãos oficiais, com previsão para funcionar a partir de março de 2014 com especializações nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia-Geral, Saúde da Família e Multidisciplinar em Saúde da Família.

Desde 2002, o instituto atua em Porto Nacional, tendo formado mais de 230 médicos, 148 odontólogos e 491 enfermeiros. A instituição possui atualmente 861 alunos matriculados no Curso de Medicina, 454 no Curso de Odontologia e 260 no Curso de Enfermagem.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, a prefeitura de Porto Nacional tem, a partir de agora, trinta dias para apresentar o projeto do Hospital Municipal Universitário junto ao ministério. O prefeito Otoniel Andrade garantiu que a administração do município cumprirá o prazo.

"Desde já, a cidade de Porto Nacional agradece não apenas ao gesto do ministro da saúde e da presidente Dilma Rousseff, como destaca agradecimentos à participação efetiva do senador Vicentinho Alves e de toda a bancada federal nesta conquista. Com este hospital, a cidade de Porto Nacional voltará a ser um centro de referência em saúde pública, como foi na década de 80, quando atendíamos praticamente quase toda a região norte do antigo estado de Goiás", afirma Otoniel Andrade.

Comentários (0)