O prefeito de Porto Nacional, Otoniel de Andrade(PSDB) entrou em contato por telefone com o Portal T1 Notícias para contestar as informações do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso(PSD), de que com o novo projeto aprovado na Câmara dos Deputados e que segue de volta ao Senado, a Assembléia Legislativa passará a criar municípios.
“Quem cria ou não é o povo, que concorda ou discorda através de plebiscito. Essa regra não mudou. É preciso ter cuidado para não criar falsas expectativas”, disparou ele, incomodado com a citação de Luzimangues entre os que poderão ser criados a partir da nova norma.
Esclarecendo que não é contra a criação de novos municípios, Otoniel Andrade lembrou o caso do Pará. “O Sul do Pará queria a criação do Estado do Carajás. Deu certo? Não deu, por que a maioria é que decide. No caso de Luzimangues, tem que ver que não enquadra nem na regra dos 5 mil habitantes no mínimo, para ser emancipado”, explicou.
Outra regra estabelecida no novo projeto, conforme o prefeito de Porto Nacional, é que quando a criação do novo município afeta muito prejudicialmente a economia daquele ao qual estava ligado, a emancipação não é possível. “Olha lá o teor do projeto. É importante para que não sejam divulgadas informações equivocadas”.
Em Luzimangues, com a passagem da Ferrovia Norte Sul, grandes empresas distribuidoras de combustível como a Petrobrás e a Shell já estão se instalando. A movimentação de venda de imóveis e a arrecadação de impostos esperada é grande.
Comentários (0)