Otoniel participa de solenidade que prestou homenagem à Siqueira Campos

Governador foi homenageado na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira. Siqueira Campos recebeu a Medalha Assembleia Constituinte...

Siqueira Campos recebe homenagem
Descrição: Siqueira Campos recebe homenagem Crédito: Secom

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, líder popular com expressiva atuação na histórica luta libertária que culminou com a criação do Estado do Tocantins, foi um dos convidados especiais da cerimônia em que o governador Siqueira Campos foi homenageado, na manhã deste último dia 9, pela Câmara dos Deputados, com a Medalha Assembleia Constituinte.

 

Da Assessoria de Imprensa

Segundo Otoniel Andrade, a homenagem é justa e concretiza definitivamente o reconhecimento do mais expressivo líder do povo tocantinense, que de forma idealista entregou-se à causa centenária de libertar o povo do norte goiano com a criação do Estado do Tocantins. “Siquera Campos, foi um destacado membro da Assembleia Constituinte, defendo os interesses do Brasil, mas principalmente por levantar ali, naquele parlamento democrático e decisório, a bandeira do povo tocantinense; por fazer ouvir a voz e a vontade desta gente, por séculos abandonada à própria sorte. Ele merece as nossas reverências, o nosso respeito, e acima de tudo o nosso companheirismo em todos os momentos da sua vida, inclusive este, onde a Câmara dos Deputados o homenageou ao lado das mais renomadas autoridades da República Brasileira”, destacou o chefe do executivo portuense.     

 

A homenagem

A homenagem foi idealizada por Ulysses Guimarães para ser entregue aos parlamentares constituintes como forma de reconhecimento e agradecimento pelos trabalhos que culminaram na Carta Cidadã. A presidente da República, Dilma Rousseff, também foi homenageada nesta quarta-feira, assim como o presidente do Congresso, Renan Calheiros, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, além de ex-deputados que em 1988 participaram do processo de elaboração e promulgação da Constituição.

Conforme o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, em documento enviado a Siqueira Campos, a homenagem é por seu trabalho na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas brasileiras. Em discurso nesta quarta-feira, o deputado destacou a importância da Medalha e da participação dos parlamentares constituintes na sessão solene que resgatou parte da história do País.

Quando chamado para receber a Medalha Assembleia Constituinte, o Governador Siqueira Campos foi lembrado como o primeiro governador do Tocantins e por ter sido relator da subcomissão dos Estados. Com os trabalhos nesta comissão, sendo de sua autoria a emenda para a criação do Tocantins, Siqueira lutou pela criação do estado, sonho de gerações que se tornou realidade com a Carta Magna. No último sábado, 5, quando a Constituição e o Tocantins completaram 25 anos, Siqueira lembrou o período constituinte e homenageou Ulysses Guimarães ao dizer que “sem ele [Ulysses] não teria sido possível”.

 

Comentários (0)