Pacificamente, sem terras deixam CNA e posse de Kátia Abreu está mantida

Senadora toma posse na CNA, prestigiada pela presidente Dilma Roussef. Expectativa é que ela seja oficialmente convidada e que a data da posse seja marcada no Ministério da Agricultura

Dilma deve anunciar Kátia no Mapa
Descrição: Dilma deve anunciar Kátia no Mapa Crédito: Da Web

O grupo de sem terras que havia invadido o estacionamento da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) na manhã desta segunda-feira, 15, em Brasília, deixou o local por volta das 16h30. A desocupação ocorreu pacificamente. Enquanto durou, a mobilização não impediu a entrada e saída da CNA. A posse da senadora Kátia Abreu como presidente da Confederação está mantida. A solenidade está marcada para as 19h30, horário de Brasília.

 

O grupo manifestava contrário à indicação da senadora para o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), anúncio que a imprensa nacional acredita que aconteça logo após a posse, já que a presidente Dilma Rousseff participará do evento.

 

A posse da senadora Kátia Abreu à frente da presidência da CNA deve por fim às especulações em torno de sua nomeação ao Ministério da Agricultura e Pecuária -  MAPA, com o anúncio formal do convite por parte da presidente Dilma Roussef (PT).

 

Com presença confirmada para a posse da senadora, a presidenta já teria acertado com Kátia Abreu que ela se licencie da CNA para assumir o Ministério da Agricultura.

 

Em Brasília, o anúncio de Kátia Abreu ao ministério é considerado fato consumado, com setores do PT e do próprio PMDB “da Câmara” pacificados.

 

Na imprensa nacional, o colunista Fernando Rodrigues, anuncia que a data da posse de Kátia Abreu no Mapa deve ser marcada

 

A Rodrigues, o ruralista Ronaldo Caiado, disse em entrevista há duas semanas que recomendaria que a senadora não assumisse o ministério, uma vez que o setor será fatalmente prejudicado -  na opinião dele – com a política econômica a ser adotada neste segundo governo.

 

Mesmo não recomendando que Kátia Abreu assuma, Caiado afirmou a Rodrigues “não ter dúvida nenhuma” de que ela está preparada para assumir o cargo.

 

Três licenças

 

Para assumir o Ministério da Agricultura, Kátia Abreu deverá se licenciar de três postos: a presidência da CNA, a presidência da FAET e do mandato de Senadora da República.

 

Este último será assumido pelo seu suplente, Donizeti Nogueira(PT), que assume o gabinete com liberdade para trabalhar.

 

(Atualizada às 16h46)

Comentários (0)