Palácio passa a se chamar Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos

Projeto de Lei foi apresentado conjuntamente pelo presidente da Casa, deputado Amélio Cayres, e subscrito por todos os parlamentares

Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou nesta quinta-feira, 6, o Projeto de Lei (PL) nº 295/2023, que altera o nome do Palácio Araguaia para Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

 

O PL foi apresentado conjuntamente pelo presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e todos os demais parlamentares da Casa.

 

De acordo com o texto, a homenagem ao ex-governador “é uma forma justa e merecida de honrar sua memória e reconhecer seus feitos”. Para os legisladores, a medida contribui para preservar a história do Tocantins a partir do conhecimento sobre a contribuição de Siqueira Campos para a criação, implantação e consolidação do Estado do Tocantins.

 

 O Palácio

 

Idealizado pelo fundador do Estado e ex-governador José Wilson Siqueira Campos, o Palácio Araguaia é um prédio moderno que ocupa 14 mil metros quadrados e foi construído para substituir a construção rústica do Palacinho que é hoje o Museu Histórico do Tocantins, tombado como Patrimônio Histórico Estadual.

 

O Palácio do Araguaia foi construído e inaugurado em 9 de março de 1991, na Praça dos Girassóis, que é considerada a maior praça pública da América e segunda maior do globo. Seus arcos são uma referência histórica à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, localizada no Centro da Capital. A sede do Poder Executivo Estadual é o marco do Plano Diretor de Palmas.

Comentários (0)