Paulo Mourão acompanha vereadores em reunião com Sesau para cobrar melhorias ao HRD

Parlamentares cobraram medidas enérgicas a problemas enfrentados pelo Hospital Regional, como a normalização do pagamento da empresa terceirizada de obra médica, término da obra do HRD e outros

Deputado estadual acompanha parlamentares
Descrição: Deputado estadual acompanha parlamentares Crédito: Foto: Antônio Gonçalves

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) participou na noite desta quarta-feira, 22, de uma reunião na secretaria de estado da Saúde (Sesau), com o subsecretário da Saúde, Marcus Senna e uma comitiva de vereadores de Dianópolis, além da secretária municipal de saúde, que vieram a capital cobrar melhorias para o Hospital Regional de Dianópolis (HRD).

 

O parlamentar foi convidado pelos vereadores para acompanhar a comitiva na reunião, a fim de somar forças no sentido de cobrar medidas enérgicas na busca por soluções aos problemas enfrentados pelo Hospital Regional da cidade, como a normalização do pagamento da empresa terceirizada da mão de obra médica, término da obra do hospital, implantação de laboratório, aquisição de equipamento de raio-x e ambulâncias, além da contratação de especialistas na área da ortopedia, obstetrícia, cirurgia geral e anestesista.

 

Durante a reunião o subsecretário da saúde informou que os médicos prestadores de serviço já receberam todos os valores devidos no dia 21, e que não teriam nenhuma fatura atrasada, portanto não justificaria a falta da prestação dos serviços. Quanto ao término da obra do hospital o subsecretário disse que não há previsão.

 

Em relação ao laboratório de análise clínicas, o Marcus Senna disse que fica mais caro montar o laboratório no hospital, e que seria revisto a questão do convênio com o laboratório do município para a realização dos exames. O subsecretário também pediu para que os vereadores ajudassem a buscar os médicos especialistas na região que a secretaria faria a contratação.

 

Paulo Mourão destacou que é preciso dar uma atenção maior ao município e regularizar o atendimento a saúde.  É preciso criar um processo de qualidade para melhorar o atendimento e a produtividade no hospital. “A sugestão que deixo ao subsecretário é a realização de uma audiência pública na cidade para debater e detalhar a forma como estão sendo aplicados os recursos públicos na saúde”, disse.

 

“É preciso saber centavo por centavo da forma como estão sendo aplicados os recursos. O serviço de saúde terceirizada precisa ter mais compromisso e vontade de servir ao povo. A gente observa que muito dos recursos aplicados no sistema terceirizado não estão sendo retribuídos com qualidade nos serviços”, criticou.

 

O deputado disse que para conhecer melhor os problemas é preciso haver um debate com a participação do secretário da saúde e sociedade. “A partir do momento em que conhecemos os problemas enfrentados, identificaremos as falhas, os desvios de conduta e de recursos, e ajustaremos a máquina para atender ao povo, porque não podemos admitir que a população precisando de atendimento no hospital, sofra na situação de abandono”, ressaltou.

Comentários (0)