Pesquisas eleitorais para o 2º turno podem ser registradas até o dia 21

Palmenses decidirão quem comandará a capital no dia 27 de outubro; confira aqui outros prazos importantes

Crédito: Divulgação/TSE

Com a aproximação do segundo turno das eleições municipais, que ocorrerá em 27 de outubro, o último dia para registrar pesquisas de opinião pública no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) é na próxima segunda-feira, 21, caso se pretenda divulgá-las no dia do pleito. Essas pesquisas precisam ter sido realizadas antes do dia da votação e a medida segue a Resolução do TSE nº 23.600/2019

 

No dia seguinte, 22, termina o prazo para que a Justiça Eleitoral defina horários e locais para verificação da integridade dos sistemas Transportador e JE-Connect, utilizados no processo eleitoral. Além disso, a partir dessa data, até o dia 29,, eleitores não poderão ser presos, salvo em casos específicos, como flagrante delito ou crimes inafiançáveis, conforme o Código Eleitoral, art. 236.

 

Ainda segundo o calendário eleitoral, no 24 de outubro acaba a permissão para a realização de comícios e o uso de sonorização, com exceção dos comícios de encerramento, que podem se estender por mais duas horas. Também a partir desta data, o TSE está autorizado a divulgar comunicados eleitorais em rádios e televisões, além de ser o último dia para propaganda eleitoral paga ou impulsionada na internet (Res.-TSE nº 23.610/2019).

 

Segundo turno

Pela primeira vez na história da capital, Palmas terá um segundo turno. Concorrem ao cargo de prefeito de Palmas os candidatos Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que obteve 51.344 (32,30%) votos váidos no primeiro turno, e Janad Valcari (PL), que conquistou 62.126 votos (39,22%).




 

Comentários (0)