PGR devolve processo com parecer contrário a pedido de Miranda: STF deve decidir

Procuradoria Geral da República (PGR) devolveu o processo do ex-governador Marcelo Miranda e o relator do processo, Luiz Fux, pode colocá-lo em pauta a qualquer momento para ser julgado...

Processo do ex-governador deve entrar em pauta
Descrição: Processo do ex-governador deve entrar em pauta Crédito: T1 Notícias

O processo que trata da inelegibilidade do ex-governador do Estado, Marcelo Miranda, foi devolvido pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro relator do caso, Luiz Fux, pode colocá-lo em pauta a qualquer momento. Esta última movimentação já consta no sistema.

O parecer assinado pelo procurador Rodrigo Janot Monteiro de Barros, do qual o Portal T1 Notícias teve acesso apenas à conclusão, afirma que o atendimento do pleito de Miranda - que implicaria na prática em assumir mandato eletivo de senador - "geraria insustentável insegurança jurídica e descontinuidade de exercício de mandato político que não se coaduna com o estado democrático de direito".

Ao final o procurador sustenta: "Ante o exposto, o parecere da Procuradoria Geral da República é pela improcedência dos pedidos das questões de ordem suscitadas".

 

Defesa entende que não há prejuízo

De acordo com o advogado, o processo foi devolvido sem nenhuma alteração, "da forma como estava".

Trata-se do Recurso Extraordinário 636878 em que o ex-governador tenta assumir a vaga no Senado Federal. No dia 12 de março de 2014, o ministro relator do processo, Luiz Fux, havia decidido acatar a petição protocolada pelo advogado e suplente de senador, João Costa (PR), e deu vista à PGR.

Em entrevista concedida ao T1 Notícias naquele dia, Willer Tomaz afirmou que concordou com a vista da PGR "para que depois que o governador seja diplomado no Senado, eles não aleguem a falta de manifestação da Procuradoria como uma nulidade e tentem um novo recurso. Assim o ministro já decidirá em definitivo”.

 

Saiba mais:

Com aval de defesa de Marcelo Miranda, ministro devolve processo à PGR

Julgamento de Recurso de Miranda é adiado para análise da petição de João Costa

 

 

(Atualizada às 17h com alteração)

Comentários (0)