PL de Mantoan pede reserva de cargos para servidores comissionados com deficiência

Atualmente, a legislação faz alusão somente aos cargos públicos efetivos, por isso o deputado reforça a importância do Projeto de Lei.

Crédito: Mirdad

O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins o Projeto de Lei que prevê a reserva de cargos em comissão e de funções comissionadas na administração pública direta, nas autarquias e nas fundações públicas estaduais para as pessoas com deficiência (PcD).

 

O PL acrescenta o § 5º ao art. 7º da Lei nº 1.818, de 23 de agosto de 2007, sendo que o órgão ou a entidade da administração pública com 100 ou mais servidores será obrigado a preencher de 2% a 5% dos seus cargos em comissão e funções de confiança com PcD. O documento prevê a seguinte proporção:

 

- Até 200 servidores públicos: 2%;

- De 201 a 500 servidores públicos: 3%;

- De 501 a 1.000 servidores públicos: 4%;

- Mais de 1.000 servidores públicos: 5%.

 

Atualmente, a legislação faz alusão somente aos cargos públicos efetivos, por isso a importância deste PL, conforme explica o deputado. “O propósito deste projeto de lei é suprir essa lacuna legislativa e incluir os servidores comissionados com deficiência à administração pública, promovendo de fato a igualdade de oportunidades”, pontuou Mantoan. 

Comentários (0)