Plenário do STF recebe liminar que afasta Renan; ministro pede urgência

Ministro Marco Aurélio liberou para análise do Plenário da Corte, a liminar que afastou Renan Calheiros da presidência do Senado. Ministro pediu urgência no julgamento da matéria

Ministro Marco Aurélio encaminhou liminar
Descrição: Ministro Marco Aurélio encaminhou liminar Crédito: Nelson Jr.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta terça-feira, 6, para análise do plenário da Corte a liminar com a qual afastou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O ministro pediu urgência para que os colegas julguem a matéria.

 

Os outros ministros do Supremo podem agora referendar ou recusar a decisão de Marco Aurélio. Eles devem apreciar a matéria nesta quarta-feira, 7.

 

Para que o plenário do Supremo possa analisar a matéria, é preciso que a presidente do STF, ministra Carmén Lúcia, paute para ser discutida a decisão liminar que determinou o afastamento de Renan. Na manhã desta terça-feira, ela disse que daria “urgência” à matéria, tão logo o processo chegasse a seu gabinete.

 

No Senado

O Senado Federal se recusa a aceitar a decisão do ministro de afastar Calheiros da presidência, em caráter de liminar, e informou nesta manhã que aguardará a decisão do Pleno do Tribunal para então aceitar o afastamento de Renan.

 

Leia Mais:

Senado entra com recurso no STF contra afastamento de Renan da presidência 

STF acata pedido do Rede e afasta Renan Calheiros da presidência do Senado 

 

Comentários (0)