Após a sessão de posse dos 24 deputados estaduais eleitos, foi convocada a sessão extraordinária para eleição dos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para o primeiro biênio, que vai de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2025.
Por unanimidade, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) foi eleito presidente. Ainda foram eleitos o deputado Ivory de Lira (PCdoB) como primeiro vice-presidente; Gutierres Torquato (PDT) como segundo vice-presidente; Vilmar de Oliveira (SD) como primeiro secretário; Professora Janad Valcari (PL) como segunda secretária; Marcus Marcelo (PL) como terceiro secretário e Eduardo Fortes (PSD) como quarto secretário.
A sessão foi presidida pelo deputado Leo Barbosa (Republicanos) e secretariada pelos deputados Professor Júnior Geo (PSC) e Gipão (PL). A deputada Claudia Lelis (PV) e o deputado Olytho Neto (Republicanos) compuseram a Comissão Fiscal.
Após o encerramento da votação, todos os deputados que compõem a nova Mesa Diretora foram empossados.
Pronunciamento
Em seu disurso, Amélio agradeceu aos 23 parlamentares pela confiança depositada, aos seus eleitores, à família e as lideranças que o ajudaram a conseguir os 21.521 votos que o reconduziram ao 5º mandato, que ele considera especial.
Também fez um agradecimento especial ao deputado Cleiton Cardoso (Republicanos), que abriu mão de disputar a presidência da Casa para apoiar sua eleição.
“O exercício da nossa presidência dobra a nossa responsabilidade, mas não nos envaidece. A nossa responsabilidade (dos deputados estaduais) com o povo tocantinense é igual para todos”, afirmou.
Comentários (0)