Foi publicado na madrugada deste sábado, 3, o Diário Oficial da Assembleia Legislativa (AL) contendo as negativas aos pedidos de impugnação de registro de candidatura dos concorrentes Sandoval Cardoso (SD) e Eli Borges (PROS).
Os cinco pedidos de impugnação foram rejeitados por unanimidade e os candidatos, cujas candidaturas haviam sido contestadas, seguem no pleito disputando a eleição indireta que acontece na manhã este domingo, 4. Os pedidos de impugnação foram protocolados pelos concorrentes José Augusto Pugliese, Marcelo Lelis, Nuir Júnior e Paulo Mourão, todos eles questionavam o prazo mínimo de filiação partidária, no entanto, a mesa diretora entende que, por se tratar de uma eleição extemporânea, não há de se exigir esse quesito.
Com a decisão unânime da mesa diretora da AL, as oito chapas registradas dentro do prazo foram homologadas e, portanto, a eleição indireta terá oito candidatos a governador e vice. Cada um dos candidatos ao cargo máximo do Executivo terá cinco minutos para discursar, com prorrogação de mais dois minutos.
A ordem de pronunciamento será alfabética, sendo assim os candidatos falarão na seguinte ordem: Professor Adail Carvalho (PSDC); Eli Borges (PROS); Fábio Ribeiro (PSOL); José Augusto Pugliese (PMDB); Marcelo Lelis (PV); Nuir Júnior (PMN); Paulo Mourão (PT) e por último o governador interino Sandoval Cardoso (SD).
A eleição indireta começa às 10h e existem vários movimentos organizando manifestação na Assembleia Legislativa antes e durante a sessão.
A previsão é de o processo todo demore entre três e quatro horas, sendo que, após o final da eleição, quando já houver um governador e vice-governador eleitos, a Casa convocará imediatamente outra sessão para dar posse a eles.
Para ser eleito em primeiro turno o candidato deverá alcançar a maioria absoluta dos votos, ou seja, 13 votos. Caso nenhum deles consiga atingir esse número, o pleito segue imediatamente para segundo turno, quando os dois melhores colocados serão votados e vencerá aquele que conseguir maioria simples dos votos. Para que a eleição seja válida, é preciso que haja quórum dos deputados na AL.
Por enquanto não há confirmação de que o governador interino Sandoval Cardoso retorne à AL para votar neste domingo, mas conforme ele já havia adiantado ao Portal T1 Notícias, é bastante provável que ele participe diretamente da eleição, votando em si mesmo.
Nesse caso, por se afastar do governo para retornar ao cargo no Legislativo, quem assume o Executivo é a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente. Ela fica no cargo até que a Assembleia dê posse ao novo governador, o que deve acontecer na tarde deste domingo.
Sandoval apresenta defesa contra pedido de impugnação e Eli não se manifesta
Nove candidatos protocolam chapas para disputar eleição indireta na AL
Comentários (0)