Por unanimidade, TRE-TO nega ao PDT cassação do mandato do vereador Nego do Palácio

No julgamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 28, o entendimento foi unânime por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO)

Crédito: Chico Sisto/CMPalmas

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, foi derrotado na sua intenção de cassar o mandato do vereador Clayzer Magono Duarte, o Nego do Palácio, para ocupar uma vaga com um suplente da sua coligação. No julgamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 28, o entendimento foi unânime por parte do  Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

 

A demanda do PDT começou em razão da nova Comissão Estadual do Partido entender que o mandato pertencia à legenda e não vereador e ainda alegando que não havia motivo justo para sua desfiliação e nem carta de anuência.

 

A defesa de Nego foi feita pelo advogado Rolf Vidal, que no decorrer do processo juntou a carta de anuência concedida a Nego pelo, então, presidente do partido, Jairo Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso e atual secretário de Governo, em 15 de fevereiro de 2022.  

 

Com a carta, o vereador que havia se filiado ao Republicanos em 1º de abril de 2022, buscou retornar ao PDT em 14 de julho de 2022, o que, estranhamente, foi negado pelo partido.

 

Feliz com a vitória

 

Ouvido pelo Portal T1 Notícias, o vereador Nego comemorou o resultado. “Fico muito feliz porque acaba qualquer nuvem de insegurança sobre aqueles que nos apoiaram e que se sentem representados na Câmara Municipal de Palmas. A decisão faz com que este assunto se torne página virada na nossa história política”.

 

O advogado Rolf Vidal também comemorou que o entendimento do Ministério Público e dos votantes do Tribunal Regional Eleitoral tenha sido contrário à requisição do PDT, que tentava tirar o mandato de seu cliente. “Fizemos a exposição dos fatos e fomos bem-sucedidos ao final”, comentou o advogado.

Comentários (0)