Por via indireta, Câmara Municipal elege prefeito e vice no dia dois de agosto

A prefeita interina, Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD) já manifestou interesse em disputar. Ela argumenta que tem condições político-administrativa para se manter no cargo e se candidatar à reeleição

Crédito: Reprodução

Os nove vereadores da Câmara Municipal de Araguanã elegem, no dia 2 de agosto, o novo prefeito e seu vice em sessão extraordinária, a partir das 9 horas, para o mandato-tampão até o final deste ano. Resolução nesse sentido foi baixada pela Mesa Diretora da Casa, presidida pela presidente interina do Legislativo, Arly Cássia Pereira de Souza (PSD), na sexta-feira, 17. O pleito é necessário em razão da morte do prefeito Hernandes Neves de Brito no último dia 11, vítima da Covid-19, e será de forma indireta, dada a excepcionalidade do caso.

 

 

 

O calendário eleitoral estabelecido pela Resolução vai do próximo dia 25 até o dia 1º de agosto, para o registro de candidaturas, período em que serão verificados toda a documentação e condições de elegibilidade dos interessados em disputar o pleito. Na semana que antecede a eleição, será reservado para eventuais impugnações de chapas e apresentação de recursos.

 

 

Conforme a Resolução da Câmara, qualquer cidadão pode se inscrever para disputar o cargo de prefeito e vice-prefeito, desde que obedeça aos critérios estabelecidos pela legislação eleitoral.

 

 

A prefeita interina do município, Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD) já manifestou interesse em disputar. Ela argumenta que tem condições político-administrativa para se manter no cargo e se candidatar à reeleição. “Estamos trabalhando nesse sentido, é uma articulação do nosso grupo político”, sustenta.

 

 

Dos nove vereadores, três são mulheres e foram as mais bem votadas nas eleições de 2016, contabilizando, juntas, mais de 15% dos votos. Além de Arly e Irene, a bancada feminina na Casa conta com a vereadora Vera Lúcia Alves da Silva.

 

 

Histórico

 

 

O prefeito Hernandes Neves de Brito estava licenciado para tratamento da doença, no início de junho, quando o vereador Cícero Cruz de Araújo (PSD), que era o presidente do Legislativo, assumiu o Executivo. No dia no dia 26 do mesmo mês, Cícero morreu vítima de infarto e a então presidente da Câmara, Irene Ramos (PSD), assumiu o comando da prefeitura.


 

 

 

Comentários (0)