Posse de Lula e Alckmin terá presença de chefes de Estado e programação com shows

A sessão solene de posse acontecerá às 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados, e será presidida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Neste domingo, 1º de janeiro de 2023, acontece a festa da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin. Eles tomarão posse em sessão solene do Congresso Nacional, às 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados. A festa popular, as atrações culturais e gastronômicas, e os shows musicais começam antes, a partir das 10h. A sessão solene de posse será presidida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

 

As forças de segurança pública federais e do Distrito Federal estão trabalhando em conjunto para garantir um dia sem violência ou acidentes. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios está proibido até o dia 2. O sistema de segurança é reforçado, contemplando toda a Esplanada. Para que essa área esteja protegida, existe uma estratégia de atuação que integra as Forças Armadas e as auxiliares. 

 

O roteiro da posse prevê a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governo) ao Congresso Nacional a partir das 13h45. Lula será recebido no pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Depois da posse no Congresso, o presidente vai para o Palácio do Planalto subir a rampa e discursar no Parlatório que fica em frente à Praça dos Três Poderes.

 

Festival do Futuro

 

Paralelamente às solenidades oficiais da posse, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro — A Alegria vai tomar posse, com shows gratuitos de dezenas de artistas em dois palcos. Haverá nos palcos um telão para a transmissão dos eventos da posse. A festa terá início às 10h. Os shows musicais serão interrompidos entre 13h e 18h30, para que o público acompanhe a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.

 

Haverá shows gratuitos de diversos artistas: Gaby Amarantos, Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pablo Vittar e Duda Beat, Chico César, Leoni, Maria Rita, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Odair José, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Zélia Duncan, entre outros.

 

A expectativa é de que compareçam à posse de Lula cerca de 700 jornalistas e 2 mil convidados. 

 

Haverá também vendedores ambulantes de comidas e food trucks no Pavilhão do Parque da Cidade, no estacionamento do Planetário de Brasília, no estacionamento da Granja do Torto, em escolas públicas da Asa Sul e da Asa Norte. Esses locais vão abrigar caravanas vindas de outros estados.

 

Fonte: Agência Senado

 

Comentários (0)