PP convida Carlesse a filiar-se: governador pode mudar de partido após diplomação

Além do PP, o governador também tem conversado com o PSL, do presidente Jair Bolsonaro; Cinthia Ribeiro também está em um processo de aproximação com o PP Metropolitano

Governador Mauro Carlesse recebe convites de partidos
Descrição: Governador Mauro Carlesse recebe convites de partidos Crédito: Lia Mara/Governo do Tocantins

O Partido Progressista no Tocantins confirmou ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 21, que formalizou convite ao governador Mauro Carlesse (PHS) para integrar as fileiras do PP no Estado. A informação é do secretário-geral da legenda, Robson Ferreira.

 

Na entrevista, por telefone, o secretário destacou a excelente relação do governador Mauro Carlesse com o deputado federal Lázaro Botelho (PP), construída a partir do processo de eleição suplementar, quando Botelho apoiou Carlesse, e fortalecida nas eleições gerais que ocorreram no último mês de outubro.

 

Segundo Robson Ferreira, o fato de o partido do governador, PHS, não ter rompido a cláusula de barreira, provocará nos próximos meses a fusão do PHS com outras legendas, o que torna incerto o destino de seus integrantes. “É óbvio que o governador tem outras opções, mas no momento o Partido Progressista tem a terceira maior bancada federal e todos os contatos, conexões e condições de ajudar o governo do Tocantins em Brasília. Óbvio que o faremos, mas a presença do governador na legenda fortalece bastante essas articulações”, confirmou Robson ao T1 Notícias.

 

Lázaro poderá permanecer no mandato

 

O Portal T1 questionou, ainda, se há um acordo de cavalheiros entre o governador e o deputado Lázaro Botelho, para que Botelho seja mantido à frente do exercício do mandato em Brasília, uma vez que o parlamentar ficou na suplência nessas últimas eleições. O secretário-geral do partido não quis comentar essa possibilidade, reforçando apenas que a relação entre Botelho e Carlesse é muito boa e que o deputado tem todas as condições de ajudar o Estado na articulação de recursos, uma vez que é o parlamentar mais antigo em número de mandatos em Brasília.

 

Mesmo com a negativa do secretário em confirmar qualquer acordo nesse sentido, fontes ligadas ao governo garantem ao T1 Notícias que Botelho tem a garantia de Carlesse de que permanecerá no mandato em Brasília.

 

Cinthia aproxima-se do PP

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), também está em um processo de aproximação com o PP Metropolitano, que é comandado pelo vereador Milton Néris. O parlamentar, que fazia sérias resistências e oposição ao ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), já não tem a mesma dificuldade em conversar e compor com a prefeita Cinthia Ribeiro, viúva do falecido senador João Ribeiro, com quem Néris tinha relações políticas e pessoais consolidadas.

 

Consultado à respeito dessa aproximação, o secretário de Governo de Palmas, César Augusto Guimarães, havia confirmado ao T1 Notícias, no final da semana passada, que alguns gestos foram feitos e que a prefeita vem construindo um melhor relacionamento na Câmara Municipal com vereadores que eram considerados de oposição. “Na verdade, a prefeita está num trabalho de construção de sua base, uma base mais ampla, na qual não ficarão resquícios de embates anteriores à posse de Cinthia à frente da gestão da prefeitura de Palmas”.

 

A esse respeito, o secretário-geral do PP, Robson Ferreira, confirmou ao T1 Notícias a boa relação de Néris com a prefeita, mas pontuou: “é importante nesse processo de aproximação que fique clara a posição do PP, que é de compor a base do governador Mauro Carlesse e de aguardar a sua decisão diante do convite feito para que ele integre as fileiras do PP”, informou.

 

Além do PP, o governador também tem conversado com o PSL, do presidente Jair Bolsonaro, no entanto, a presidência do partido no Tocantins foi confirmada ao grupo do ex-secretário de Segurança Pública, César Simoni.

Comentários (0)