O prefeito de Palmas Carlos Amastha (PP) abriu a primeira sessão ordinária especial do ano na Câmara de Palmas na manhã desta quarta-feira, 5, falando das ações da Prefeitura ao longo de 2013, com destaque para os investimentos em obras de infraestrutura, investimentos na saúde e educação e a participação dos vereadores de Palmas. “Homens que não estão preocupados com a política, mas com a cidade”, disse ele em discurso.
Amastha argumentou em seu discurso que no ano anterior saía de eleição atípica, que havia uma desconfiança sobre a relação que existiria entre o prefeito e o Legislativo, mas que agora “chegou a hora de construir essa cidade, posso dizer que não temos nada de diferente, porque estamos trabalhando pela cidade”.
O prefeito falou das ações da Prefeitura e afirmou: "Eu sei que vocês achavam que seria impossível fazer grandes mudanças estrutrais na nossa cidade. Eu preciso destacar ações que aconteceram esse ano: a briga da história da Saneatins. Lembro que falaram que o prefeito era contra o investimento de R$250 mil na capital. E vocês apoiaram. Mas hoje a gente mostrou que essa concessão era do municipio e nós precisávamos exercer o controle sobre a concessão. Por isso agora a gente tem um conselho que estabelece quais são as prioridades. Só tenho a agradecer aos senhores por essa atitude", disse.
O prefeito lembrou projetos que ganharam muita repercussão, mas que com o apoio dos vereadores e aprovação das matérias do executivo, segundo ele, “foi feita a coisa certa”. Sobre a expansão do plano diretor de Palmas, Amastha disse que “vocês tiveram a coragem de me apoiar e mudar essa convicção de que se isso era algo bom para a sociedade, enquanto não era necessário expandir o plano diretor de Palmas”.
Também tratou do IPTU: “em 2013 lançamos IPTU nas zonas desocupadas na região da cidade. Isso era um desafio para acabar com a especulação”. O prefeito disse que moradia popular era impossível, mas que o paradigma foi quebrado e anunciou que este ano serão lançadas mais de 5 mil residências pelo Minha Casa, Minha Vida. “E isso só é possivel porque vocês aprovaram a planta de valores onde quem tem muito paga muito, quem tem pouco paga pouco e quem não tem nada, não paga nada”.
O prefeito garantiu que Palmas vai avançar muito neste ano tendo em vista que a Administração vai muito bem. “Palmas está muito bem financeiramente. A gente investiu R$60 milhões em 2013 e terminamos o ano com mais que esse valor para investir em 2014”, disse.
Oposição
Em nome da oposição, o vereador Junior Geo (PROS) disse que saiu da base do prefeito porque não concordava com o andar da carroagem. Lembrou que iniciou nela porque não havia motivos para não ser da base, mas que teve que sair.
O vereador discorreu sobre as matérias polêmicas que a Câmara aprovou, mas que não tiveram o voto da oposição como a planta de valores e o IPTU. Geo criticou o discurso do prefeito, disse que está acompanhando os diários oficiais e disparou: “ou a sociedade é cega ou o que o senhor fala não está sendo cumprido. Gostaria de ver o que o senhor está falando em seus discursos”.
Comentários (0)