Como prefeito de Araguaína, comprometido com a melhoria da Saúde e com a consolidação definitiva de nossa cidade como pólo regional de serviços e ensino de Medicina, peço o apoio da comunidade e dos nobres deputados estaduais a se posicionarem favoráveis à doação do HDT de Araguaína para a Universidade Federal do Tocantins, pelos motivos que exponho a seguir.
Em nenhum momento cogitou-se o fechamento do hospital. A intenção do governo e da universidade é ampliar e melhorar as instalações existentes e os serviços assistenciais. Todos os serviços oferecidos no HDT serão mantidos e nenhum paciente ficará sem atendimento.
Mais que isso, a proposta é implantar o primeiro Hospital Federal Universitário do Tocantins, com capacidade de atendimento ampliada para 300 leitos, passando a ser referência no tratamento de doenças tropicais para a região Norte. E, a partir disso, implantar uma escola pública de Medicina em Araguaína.
Segundo o reitor Márcio Silveira, a UFT já encaminhou ao Ministério do Planejamento uma solicitação de 60 códigos de vagas para implantar o curso. O reitor já disse à imprensa que “Em 2014, ou no máximo em 2015, estaremos com o curso de Medicina em Araguaína”.
A UFT aguarda a aprovação da doação para incluir no Orçamento da União recursos da ordem de R$ 50 milhões para a reforma e a ampliação do HDT. Teremos um maior apoio financeiro e de recursos humanos, pois a Universidade tem facilidades para apresentar e aprovar projetos junto a União.
Vale lembrar que 5 de setembro é a última data para encaminhar o projeto ao Ministério da Educação (MEC).
Ronaldo Dimas
Prefeito de Araguaina
Prefeito pede apoio de comunidade e deputados à federalização do HDT
Segundo Ronaldo Dimas a intenção do governo e da universidade é ampliar e melhorar as instalações existentes e os serviços assistenciais.
Comentários (0)