Prefeitos da região Sul discutem avanços em consórcio e implementação do SIM

Gestores da região têm promovidos encontros nos últimos meses para construir um arranjo que permita a ampliação da união entre os Municípios em favor da realização de ações e projetos

Crédito: Divulgação ATM

Quatorze prefeitos de Municípios da região Sul do Tocantins se reuniram nesta sexta-feira, 27, em Paranã, para discutirem avanços do Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO Sul Centro-Oeste). Os gestores da região têm promovidos encontros nos últimos meses para construir um arranjo que permita a ampliação da união entre os Municípios em favor da realização de ações e projetos em áreas estratégicas.

 

Num desses encontros, os gestores decidiram que as ações e projetos discutidos seriam executados por consórcio já existente. "Decidimos que essas ações e projetos poderiam ser executados pelo CODER, então passamos a trabalhar na inserção de mais Municípios no consórcio e na inclusão da câmara temática da saúde entre as frentes de trabalhos executadas, para que possamos realizar cirurgias eletivas", explicou o prefeito de Talismã, Diogo Borges, que também preside a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

 

Avanços - Na última quarta-feira, 25, prefeitos dos Municípios que integram o Consórcio se reuniram em Gurupi para deliberarem sobre a inserção de mais Municípios no grupo. Na ocasião, os gestores decidiram pelo ingresso de mais 12 Municípios. Além disso, aprovaram a colocação da câmara temática da Saúde entre as frentes de trabalho executadas pelo CODER, que tem ainda câmaras nas areas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Resíduos Sólidos e Saneamento Básico.

 

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, comentou a importância do consórcio e a inserção de mais Municípios. "Nós vamos tratar de vários serviços que poderemos realizar de forma compartilhada. Na área de resíduos sólidos já temos dois projetos elaborados que iremos tratar com o Governo do Estado e com Brasília. Na saúde, iremos buscar recursos para iniciar cirurgias oftalmológicas. Hoje somos seis Municípios, mas logo seremos 18, e levaremos mais serviços".

 

Paranã - O anfitriã do encontro, o prefeito de Paranã,  Fábio da Farmácia, falou da expectativa do Município adentrar no consórcio e ser contemplado com as ações e benefícios dessa união. "O município de Paranã se sente fortalecido com a possibilidade de adentrar ao CODER, pois o consórcio tem o objetivo de desenvolver os Municípios presentes, seja na área da Saúde, seja no Meio Ambiente. Vamos buscar os apoios necessários".

 

SIM - Ainda, foi assinado acordo entre Gurupi e Palmeirópolis para a comercialização de produtos de origem animal, por meio da implementação do Selo de Inspeção Animal (SIM), que irá permitir o livre comércio desses produtos entre os Municípios consorciados, sem barreiras ou restrições. Foram discutidos ainda a instalação de polo de confecções na região, além de parcerias na área de Meio Ambiente.

 

Os prefeitos devem buscar apoio da Bancada Federal e do Governo do Estado para os projetos. Um próximo encontro dos gestores do consórcio está previsto para 24 de novembro, em Santa Rita do Tocantins.

 

CODER - Atualmente, integram o CODER os Municípios de Cariri do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis, Sandolândia e Santa Rita do Tocantins. Devem entrar os Municípios de Aliança do Tocantins, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Paranã, Peixe, Sucupira, São Valério e Talismã.

Comentários (0)