Prefeitos da região Sul do Tocantins discutem consórcio para realização de cirurgias

A reunião foi convocada pelo prefeito de Talismã e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges. Esse foi o 3º encontro dos prefeitos da Região Sul em prol de parcerias.

Crédito: Ascom ATM

Prefeitos e representantes dos Municípios que compõem a região Sul do Tocantins se reuniram em Talismã, nesta sexta-feira, 22, para reforçar parcerias e discutir sobre consórcio da Região na área da Saúde, voltado à realização de cirurgias eletivas.

 

A reunião foi convocada pelo prefeito de Talismã e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges. Esse foi o terceiro encontro dos prefeitos da Região Sul em prol de parcerias e convênios. Os outros foram realizados em Gurupi e Formoso do Araguaia.

 

Avanços - "Iniciamos as parcerias por meio da cessão de maquinários e servidores em diversas frentes de trabalhos e serviços públicos, em áreas como Agricultura e Infraestrutura. Agora, queremos avançar mais, e a ideia é ter consórcio para a realização de cirurgias eletivas, nos moldes do Consórcio do Vale do Araguaia, que está tendo bastante êxito", disse o prefeito Diogo Borges, ao explicar que a ideia dos prefeitos é aproveitar consórcios já existentes na região Sul para operacionalizar o projeto discutido entre os gestores.

 

Vale do Araguaia - O presidente da ATM convidou o assessor do Consórcio Vale do Araguaia, Wilker Fernando Lourenço de Oliveira, para explicar a constituição do consórcio e os resultados alcançados.

 

"É muito importante a ação coletiva regionalizada, e viemos mostrar o case de sucesso que é o Consórcio do Vale do Araguaia. Vamos buscar identificar junto aos prefeitos as demandas reprimidas na área da Saúde na região Sul, na média e baixa complexidade, as consultas e procedimentos oftalmológicos", disse o assessor.  Segundo ele, o Consórcio do Vale do Araguaia promoveu, até agosto de ano, 3286 cirurgias em quatro polos, durante os dois anos de execução da parceria.

 

O projeto - A intenção é realizar cirurgias oftalmológicas, em especial aquelas voltadas à retirada da Catarata e da Psoríase, em cinco polos da Região. A triagem dos interessados se dará em todos os municípios consorciados.

 

“O importante é fortalecermos essa política pública tão importante que é a promoção de qualidade em Saúde. Nós saímos entusiasmado com a esperança de que em breve, tão breve mesmo, nós estaremos iniciando os procedimentos cirúrgicos”, disse o prefeito de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura.

 

Ao término do Encontro os prefeitos decidiram que a próxima reunião do grupo será na cidade de Paranã, prevista para o fim de outubro.

Comentários (0)