O processo que pede a condenação do ex-governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) por abuso de poder político nas últimas eleições deve voltar a pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) na próxima semana. O processo já esteve em pauta, mas não foi julgado porque o juiz João Olinto pediu vistas e ainda não devolveu para ser julgado. O TRE não informou se existe um prazo para que o magistrado devolva o processo.
No processo, Gaguim é acusado por irregularidades na campanha eleitoral de 2010, período em que se reuniu com funcionários da empresa Litucera, e segundo as informações, teria veiculado propaganda negativa contra o candidato a governador Siqueira Campos (PSDB) e enaltecido sua candidatura, a do candidato a deputado Raimundo Palito (PP) e de Marcelo Miranda (PMDB) ao Senado. As alegações são da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).
Na época, segundo as informações, “os empregados da empresa teriam sido moralmente coagidos a votar e promover essas candidaturas sob a ameaça de perderem seus empregos, caso estes candidatos não fossem eleitos. De acordo com a PRE, as reuniões aconteceram nos dias 23 e 24 de agosto de 2010, em Palmas, com fornecimento de transporte e alimentação para quem se deslocou de municípios do interior para a capital.
Comentários (0)