PSB pede impugnação de pesquisa por vício na distribuição de amostras por região

Pedido foi protocolado na 29ª Zona Eleitoral de Palmas nesta segunda-feira, 6.

Crédito: Reprodução

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolou nesta segunda-feira, 6, no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, pedido de impugnação de pesquisa eleitoral para identificação de intenção de voto para prefeito da Capital nas eleições deste ano, realizada pela IPEX.

 

No pedido, o PSB aponta que na pesquisa há "omissão quanto à origem dos recursos da realizadora da pesquisa e vício de método e imprecisão dos dados por bairro".

 

O PSB afirma que o pedido visa impedir e prevenir a realização e divulgação de pesquisas que não atendam aos critérios de transparência, confiabilidade e integridade requeridos pelo sistema jurídico eleitoral.

 

A sigla pede à Justiça que haja "suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa da pesquisa ora impugnada, registrada sob o nº TO-09465/2024, até o julgamento de mérito da presente impugnação; e que a empresa seja notificada para apresentar o Demonstrativo do Resultado do Exercício do ano anterior ao da realização das eleições", diz um trecho da peça.

Comentários (0)