PSB Tocantins reúne lideranças no 2º Encontro Mulheres na Política em Palmas

Evento estadual debateu participação feminina, formação política e ampliou filiações ao partido

Crédito: Divulgação

Em um evento marcada por diálogo, representatividade e fortalecimento da democracia, o PSB Tocantins realizou, nesta terça, 16, no Hotel 10, em Palmas, a 2ª edição do Mulheres na Política – Encontro Estadual. O evento reuniu mulheres de diferentes regiões do Estado, lideranças políticas, militantes e gestoras públicas com um objetivo comum: ampliar e fortalecer a presença feminina nos espaços de poder e decisão.

 

Mais do que um encontro, o Mulheres na Política consolidou-se como um espaço de formação, troca de experiências e incentivo à participação ativa das mulheres na vida política e partidária, reforçando o compromisso do PSB com a construção de uma política mais justa, plural e representativa.

 

A abertura oficial destacou a importância da criação de ambientes seguros de escuta e protagonismo feminino. Na sequência, Stephanie Lins filiada ao PSB deu as boas-vindas às participantes, ressaltando a relevância do encontro como instrumento de fortalecimento das mulheres na política tocantinense.

 

Durante sua fala, o vereador de Palmas e presidente estadual do PSB, Carlos Amastha, reafirmou o compromisso do partido com a ampliação da participação feminina. “O PSB Tocantins acredita que não existe democracia plena sem a participação efetiva das mulheres. Nosso papel é abrir caminhos, criar oportunidades e garantir que as mulheres estejam cada vez mais ocupando espaços de decisão, seja no Legislativo, no Executivo ou dentro dos partidos políticos”, destacou Amastha.

 

Palestras

A programação contou com palestras que trouxeram diferentes perspectivas sobre a atuação feminina na política. A jornalista e ex-candidata a vereadora Roberta Tum compartilhou sua vivência, abordando desafios e aprendizados ao longo de sua trajetória.

 

“A presença das mulheres na política não é favor, é direito. Precisamos transformar nossas vivências em força política, ocupando espaços e construindo caminhos para quem vem depois de nós”, afirmou Roberta Tum.

 

Na sequência, a vice-prefeita de Lajeado, Leidiane Mota, falou sobre a experiência de ser mulher no Executivo, destacando o percurso da militância à gestão pública. Já a ex-vereadora de Brejinho de Nazaré, Tayane Carvalho, abordou o papel da mulher no Legislativo e a importância da construção de mandatos com propósito e compromisso social.

 

Encerrando o ciclo de palestras, a advogada e Procuradora Legislativa da Câmara Municipal de Palmas, Eduarda Rocha, trouxe uma reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas das políticas públicas voltadas para as mulheres no Estado.

 

Um dos momentos mais simbólicos do evento foi o momento de filiação ao PSB, reforçando o incentivo à participação feminina na vida partidária e o compromisso com a renovação política e o fortalecimento da democracia.

Comentários (0)