O presidente do PT em Palmas, João Helder Vilela, confirmou ao T1 Notícias no começo da noite desta quarta-feira, 3, que aprovou, em reunião do Diretório Metropolitano, indicativo de composição para formar um bloco democrático de centro esquerda com o PSDB da prefeita Cínthia Ribeiro.
O assunto vem sendo debatido na Federação em nível estadual a cerca de 30 dias. Enquanto o PT tem uma posição independente do governo do Estado e uma vereadora na Câmara de Palmas, Solange Duailibe, da base da prefeita Cinthia Ribeiro, o PCdoB e o PV participam com cargos e votos na Assembleia Legislativa, da base do governo de Wanderlei Barbosa.
O movimento do PT foi sentido dentro do grupo governista. “Estamos abrindo uma interlocução com a prefeita Cinthia Ribeiro e ela vai nos receber na sexta-feira para avançarmos na criação deste bloco”, disse Vilela por telefone ao T1 Notícias.
PCdoB vai conversar com Paço e Palácio
Presidente do PCdoB Metropolitano e pré-candidata a prefeitura de Palmas, a jornalista Roberta Tum acompanhará a reunião do PT com a prefeita Cinthia como representante da Federação Palmas Brasil da Esperança, que passa a presidir nesta semana no rodízio de partidos no comando da coligação Fé Brasil em todo o país.
“Nós, do PCdoB, temos o líder do governo na Assembleia, deputado Ivory de Lira na presidência estadual do partido, assim como a camarada Germana Coriolano à frente da Fapt. Eles são nossos interlocutores junto ao Palácio Araguaia, com o governador Wanderlei Barbosa. Em outra frente, eu faço as conversações no âmbito do município. Temos candidatura própria colocada e estamos abertos ao diálogo. Só não vamos, definitivamente, fazer composição com candidaturas do campo bolsonarista. Isso é decisão tomada já em nível nacional pelo Comitê Central do partido”, explicou.
Para a jornalista, é positivo o começo de uma conversa com a prefeita Cinthia Ribeiro que construa condições de disputa na Capital para uma candidatura de centro esquerda e um palanque para o presidente Lula em 2026. “Somos o time do Lula, e a eleição deste ano tem reflexos na de governo, Senado e Câmara dos Deputados daqui a dois anos. Está tudo dentro de um contexto a ser observado”, diz ela.
O PV, do secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, encabeça a frente que discute em nome da Federação a possibilidade de aliança com os partidos de sustentação do governador Wanderlei Barbosa. O presidente municipal do PV, Antonio Bandeira, não participará da reunião com a prefeita na sexta-feira., 5.
Comentários (0)