PT convida Solange, Raul e outros a se filiarem; adesões podem causar racha na sigla

O presidente estadual do PT, deputado Zé Roberto afirmou que convites foram feitos, mas que nada foi definido e tudo será debatido em conjunto

PT fez convite a Raul e Solange para filiação
Descrição: PT fez convite a Raul e Solange para filiação Crédito: Divulgação

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores informou ao T1 Notícias, na manhã deste sábado, 7, que tem realizado convites, nas últimas semanas, a vários políticos do Tocantins, com e sem mandatos, para se filiarem à sigla, que tem como pré-candidato ao governo do Estado nas eleições gerais deste ano o deputado Paulo Mourão. Conforme confirmado pelo T1, entre os nomes que podem passar a integrar o partido, estão os de Solange Duailibe e Raul Filho.

 

A possibilidade dessas filiações estaria gerando insatisfação por uma parcela de membros do PT, que não concordaria com as adesões e aponta até uma possível ruptura no partido, seguida por desfiliações.

 

“Gostaria de externar a insatisfação de um grupo importante do Partido dos Trabalhadores, do qual eu faço parte, que discorda veementemente da vinda dessas pessoas para o partido. Não temos necessidade de incluir estes oportunistas que tanto mal já fizeram ao PT no Tocantins. Não são bem-vindos! E caso venham causarão uma ruptura muito grande. Provavelmente teremos várias desfiliações de companheiros históricos do partido, pois não dá para enfrentar a barra difícil que temos enfrentado nesses tempos de golpe, estado de exceção e perseguição. E aí, de repente, o nosso presidente ‘purista’ Zé Roberto trazer de volta?!”, informou Júlio César Ramos Brasil, ex-prefeito de Couto Magalhães e ex-presidente estadual do PT.

 

Sobre o assunto, o presidente estadual do PT, deputado Zé Roberto afirmou em entrevista ao T1, por telefone, que “não tem nada disso. Nós temos conversado com alguns companheiros, com a Solange, com Raul Filho, com o Ricardo Ayres, com outras pessoas, outros deputados inclusive, e com vários que não tem mandato e serão candidatos nossos agora também. Mas é isso, não tem nada definido, as conversas continuam. O PT tem toda uma dinâmica, que não é o presidente por si só decidir algo. Faremos as consultas e debateremos em conjunto. Pode ser que haja algumas filiações, mas não tem como adiantar nada. A Executiva está de plantão desde o dia 15 de março, mas há dias não fazemos reunião. A previsão é que na próxima semana faremos um ato de filiação”, afirmou.

 

À procura de um novo partido

 

Raul Filho e Solange Duailibe estariam avaliando suas filiações a siglas com afinidade com a senadora Kátia Abreu (PDT), com Mauro Carlesse (PHS), e com outros pré-candidatos ao Estado, conforme afirmou Solange em entrevista ao T1 nesta semana. Solange assumiu essa semana uma cadeira na Assembleia Legislativa, no lugar de Mauro Carlesse (PHS), que agora retorna ao cargo na AL, e a deputada volta então a ocupar a vaga de suplente.

 

Ricardo Ayres permanece no PSB

 

Por telefone, ao T1, na tarde deste sábado, o deputado Ricardo Ayres (PSB) informou que realmente recebeu o convite do PT e de outras siglas, mas que não deixará seu partido e dará seu apoio à candidatura de Carlos Amastha ao governo do Estado. “Eu permaneço no PSB. Recebi vários convites, dentre os quais o do PT, que considero bastante, mas no PSB eu consigo trabalhar para ajudar a formar uma aliança para viabilizar a eleição do Amastha”, esclareceu.

Comentários (0)