Numa noite histórica - em que política, música e capoeira Nagô dividiram o mesmo espaço - a Federação Palmas da Esperança, deu a largada para discussão de sua pré-campanha à prefeitura e à Câmara Municipal de Palmas, em reunião realizada na noite desta quinta-feira, 23, na Capital. Apresentaram-se Du Oliveira e o grupo Capoeira Nagô do Mestre Gafanhoto.
“Vamos sair daqui com uma comissão composta por quadros dos três partidos da Federação, para organizar três grandes consultas à população de Palmas para delas retirarmos os indicativos que vão ser a base do nosso Projeto de Desenvolvimento para Palmas”, anunciou Marcello Lelis, presidente estadual do PV, já no começo da reunião.
Prestigiada pela deputada estadual Cláudia Lélis(PV), da Federação Brasil da Esperança, pela professora Germana Pires Coriolano, Vice presidente do PC do B Estadual, a reunião contou ainda com representantes de juventude dos três partidos, o presidente estadual do PT, José Roberto Lula, e os metropolitanos: João Helder Vilela(PT), Roberta Tum(PCdoB) e Antônio Bandeira(PV). Os vice-presidentes do PC do B, Professor George Brito e Tiago Rodrigues, as lideranças da UJS, tendo à frente Felipe Loyo, o líder de articulação Patrick Sousa, do Diretório Estadual, a Sec. de Comunicação do PC do B, Thalia Batista marcaram presença.
Para Vilela, pré-candidato a prefeito pelo PT, “o momento requer coragem, posicionamento”. Ele aproveitou sua fala para abordar o momento vivido pela esquerda no País, de retomada de um governo que defende os direitos de trabalhadores e trabalhadoras e a necessidade de ocupação do espaço político na Capital.
Indicativo de nominata à Câmara sem vereador de mandato
Em sua fala, a presidente do PCdoB e pré-candidata a prefeita de Palmas, a jornalista Roberta Tum, defendeu que "o momento é das mulheres". Ela cumprimentou todas as militantes presentes em nome da Professora Rosimar Mendes, que se fez presente.
Tum propôs que a Federação trabalhe uma nominata de pré-candidatos a vereador, sem a adesão de vereadores de mandato.
No momento, a única cadeira da Federação na Câmara Municipal é da vereadora Solange Duailibe(PT), que tem vaga garantida caso permaneça no PT e vá à reeleição.
“Vamos construir uma nominata forte e que dê as mesmas chances de eleição aos companheiros do PT e do PV, como também aos nossos camaradas do PC do B”, disse Tum.
O indicativo de uma chapa orgânica dos três partidos foi aclamado pela militância e tem o apoio dos presidentes do PV e do PT Metropolitanos.
Militância usa a palavra e encaminha sugestões importantes
Após a fala dos presidentes, da deputada Cláudia Lélis, do representante do deputado Ivory de Lira(PC do B) Emival Dalat, a fala foi aberta ao representante da Juventude Rafael Gomes(PCdoB) e em seguida aos que se inscreveram para uso da palavra. “Fico feliz de estar aqui hoje, com pessoas que também têm a prática da boa política! É assim que vamos fazer a diferença em Palmas”, ponderou a deputada Cláudia.
Rafael, do PC do B, defendeu a gratuidade do transporte público para os estudantes: “isso é um fator que faz com que muitos não concluam seus cursos, a dificuldade no ir e vir”.
Diego Rodrigues, da juventude do PT de Palmas, denunciou a morte em escala de jovens negros na periferia de Palmas: “70% dos assassinatos ocorridos em Palmas, vitimou jovens negros. Não vimos ação nenhuma, qualquer política de juventude que mitigue essa realidade, nem por parte do Estado, nem do município”.
Naiara Mascarenhas(PT), do movimento de combate ao Racismo, falou da necessidade de levar esperança aos quatro cantos de Palmas, especialmente aos que estão excluídos de qualquer projeto de desenvolvimento.
O ex-senador Donizeti Nogueira usou a palavra para se posicionar em favor de um projeto que visa buscar mandatos nas próximas duas eleições para que a Federação tenha um nome para disputar o governo em 2026.
O secretário de Organização do PC do B, João Braga, defendeu que o projeto para Palmas seja em favor de uma cidade mais humana e por consequência uma cidade inteligente, que pense em gerar o bem estar aos seus cidadãos “da hora que ele se levanta, até a hora que vai dormir”. Uma cidade que utilize as boas experiências tecnológicas.
Falaram ainda Rai Silva, secretário de Comunicação do PT/Palmas, Júlia Albuquerque, da UPMN - movimento afro doPV - Edson Cabral, ex-secretário de administração, Vanir Ilídio – que agradeceu os votos para o Conselho Tutelar, descartou a possibilidade de disputar vereança e se colocou a disposição da Federação para militar em torno do projeto de 2024 - e por último Simone Brito, ativista do PV.
“Penso que devemos alterar o nosso mote de consulta popular para: da Palmas que temos para a Palmas que queremos”, deixou registrado.
A Federação vai organizar seu calendário de consultas populares para os meses de dezembro a março do próximo ano.
Comentários (0)