O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza durante este domingo, 10, o processo de eleições direta (PED) para escolher os novos dirigentes em todo o país. Em Palmas a votação acontece na Câmara Municipal com início às 9hs da manhã e término às 17hs.
O Portal T1 Notícias esteve na Câmara Municipal acompanhado à movimentação dos filiados e dos candidatos à presidência dos diretórios estadual e municipal.
O diretório nacional do PT encaminhou uma lista com os nomes dos filiados com a contribuição partidária quitada que poderão participar do processo de eleição. Uma segunda lista foi divulgada pelo diretório estadual contendo nomes que ficaram de fora da lista nacional, segundo a direção por uma supostal falha no sistema SACE – Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária. A lista paralela foi criticada pelo vereador da capital, Waldson da Agesp, que encaminhou ao T1 Notícias ofício do Secretário de Organização do PT Nacional aos Diretórios estaduais alertando para a proibição de listas paralelas. "Estão querendo colocar 600 pessoas a mais para votar", protestou
Disputa acirrada
Apoiado pela chapa Partido é Para Todos, o vereador Waldson esteve na manhã deste domingo na Câmara Municipal para votar e acompanhar o processo de eleição direta. “Rodamos o estado todo e onde nós passamos tivemos o apoio dos filiados e estão confiantes na vitória e vamos lutar pelo fortalecimento do partido que vem perdendo muito dentro do Estado”, ressalta Salazar.
"A direção estadual desobedecendo a direção nacional.Aqui em Palmas nós não vamos aceitar que quem não esteja na lista nacional vote, vamos fiscalizar .Não vamos aceitar essa segunda lista, já mandamos um ofício pra direção estadual, e direção nacional já falou que não vai aceitar essa lista separada. A direção estadual não esta ligada ao nacional, isso só prova o enfraquecimento do PT no Estado do Tocantins”, ressalta.
O ex-prefeito de Couto Magalhães, Júlio César da chapa O Tocantins Quer Mais e Melhor, em contato com o T1 Notícias diz estar confiante “a expectativa é de vitória no primeiro turno, precisamos renovar o partido que só vem caindo”, aponta.
Sobre a lista elaborada pelo diretório estadual Júlio César diz ser a favor “na verdade estamos fazendo votações separadas, por orientação do partido, quem ficou de fora da lista do nacional são os dirigentes. O pessoal que ficou de fora do sistema SACE está votando em separado, posteriormente o partido vai tentar validar essa votação junto ao sistema nacional. Eles vão votar normalmente, mas não será contabilizado e depois vamos ver como fica a situação desses votos”, argumenta.
O Portal T1 Notícias tentou entrar em contato com o candidato Jozafá Maciel da chapa A Esperança é Vermelha, mas o mesmo não foi encontrado para falar sobre a disputa.
PED em Palmas
Os candidatos que concorrem para a presidência do diretório Municipal de Palmas, George Brito da chapa Palmas Quer Mais e Melhor, Iranilto Sales da chapa A esperança é Vermelha e Osedi Pereira da chapa Partido é Para Todo na Luta estiveram ainda pela manhã na Câmara Mucipal acompanhado o processo de votação.
“O PT é único partido que faz eleições diretas com todos os filados, hoje é um dia de festa, nossa expectativa é boa, pois Palmas merece mais. Tudo esta tranquilo, hoje é o fortalecimento dessa democracia”, ressalta o candidato.
Sobre a segunda lista encaminhada pelo diretório estadual, Brito reforça “temos uma lista que foi separada, teve um sistema eletrônico onde muita gente fez o pagamento e sistema acusou que não estava lá, o diretório encaminhou uma lista complementar com os nomes do pessoal que ficou de fora da lista do sistema, eles vão votar, deve ter acontecido algum problema com o código de barra, um erro no sistema”, aponta.
O candidato Iranilton Sales também se mostra otimista com o processo de eleição “temos uma meta, somos uma corrente militante, nossa meta é pelo menos de 10% dos votos pra fazer parte da diretoria do PT”, diz.
“Não vamos aceitar lista em separado como a direção estadual quer, na quarta-feira passada eles tentaram nos convencer a aceitar a lista, mas não aceitamos, aqui em palmas não tem lista separada o que vale é a lista da nacional”, diz Salles sobre a lista encaminhada pelo diretório estadual com nomes de filiados que ficaram de fora da lista nacional.
Para Osedi Pereira a segunda lista encaminhada pelo diretório estadual não deve ser aceita “somos contra essa segunda lista, como candidato eu sou contra, eu não aceito, aqui em Palmas quem esta fora da lista não vai votar, a prova é quem esta no sistema, se não esta não vai participar”, enfatiza.
Comentários (0)