Quatro partidos oficializaram a formação do projeto 3ª Via

Os partidos PT, PP, PSL e PCdoB se uniram com o objetivo de anunciar um novo bloco político que elabore um plano de governo com um pensamento unificado

Reunião consolidou 3ª Via
Descrição: Reunião consolidou 3ª Via Crédito: T1 Notícias

Na manhã desta terça-feira, 17, os pré-candidatos e presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Progressista (PP) e Partido Social Liberal (PSL) oficializaram o lançamento do projeto Terceira Via, na sala da Presidência na Assembleia Legislativa (AL).

De acordo com Roberto Pires (PP), presidente da Federação da Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), a união dos partidos visa formatar um projeto de governo a ser apresentado para a sociedade com base em ideias que estejam de acordo com todas as siglas da aliança.

Pires não descarta a possibilidade de ser o candidato do novo bloco. “Se o partido entender que eu sou a pessoa ideal para representá-lo nesse projeto que vem sendo construído, já venho falando a algum tempo que eu disponibilizei o meu nome. O partido (PP) tem notoriedade suficiente e tem conversado com outros partidos que a gente acha que pensa parecido e o meu nome está disponibilizado”, afirmou Roberto Pires.

Segundo o deputado estadual José Roberto (PT) a reunião que tem como objetivo anunciar o novo bloco também pretende informar como serão desenvolvidos os trabalhos do grupo. “Vamos discutir pra consolidar uma candidatura e nesse período cada partido irá elaborar um plano de governo para que possamos estar de acordo com cada sigla”, conta.

Para o secretário municipal de Relações Institucionais e possível candidato à deputado federal, Tiago Adrino (PP), “o PP foi pioneiro na criação de um projeto alternativo. Em 2012 provamos que o novo caminho era possível, então nós aqui em Palmas não temos como fugir da nossa coerência”.

Segundo Andrino o novo bloco tem como objetivo maior a elaboração do planejamento de governo envolvendo todos os seguimentos da sociedade tocantinense. “Hoje estamos aqui para selar o inicio da 3ª Via, com quatro partidos dizendo o seguinte: o mais importante não é um candidato, o mais importante é a construção junto com a sociedade, com as universidades, com os trabalhadores, com os sindicatos, com os intelectuais, com a imprensa, com todo mundo”, explicou.

“Vamos buscar algo que não seja simplesmente o interesse de famílias ou o interesse de quem está ou esteve no poder. Mas uma proposta nova, com esperança e com, quem sabe, um projeto que possa revolucionar o desenvolvimento econômico do Tocantins”, ressaltou Andrino.

PMDB e Kátia

Questionado sobre uma possível abertura do bloco para Kátia Abreu (PMDB), Andrino respondeu que “a senadora Kátia Abreu é uma adversária e nós a respeitamos como adversária. É importante os adversários se respeitarem, não falarem do partido do outro, não tentarem intervir ou criar intriga. A política tem que ser feita de forma republicana, com respeito. Então a Katia Abreu é nossa adversária e esperamos enfrentá-la no campo das ideias”, finalizou.

Pros e PRB

Outros dois partidos que podem compor a chamada "Terceira Via" é o Pros, do suplente de senador Ataídes Oliveira e o PRB, do deputado federal César Halum. Mesmo não estando presentes na reunião da AL, os dois políticos têm mostrado aproximação com as demais siglas que oficializaram a união na tarde desta terça-feira, 17.

 

(Atualizada às 17h38min)

Comentários (0)