Em Araguaína, houve uma nova mudança na corrida eleitoral. Após a desistência do ex-deputado federal Célio Moura (PT), o partido Rede Sustentabilidade retirou a candidatura de Silene Borges à prefeitura nas eleições de 2024. Assim, a disputa se restringe ao prefeito Wagner Rodrigues (UB) e ao deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos).
Em conversa com o T1 Notícias, o dirigente Nacional do Rede Sustentabilidade, Fábio Ribeiro, explicou que a decisão de retirar a pré-candidatura de Silene Borges à prefeitura foi motivada pela falta de estrutura e recursos adequados para uma campanha majoritária. Ribeiro pontua que, com a desistência de Célio Moura e a necessidade de alinhamento com o Psol, que está federado com o Rede Sustentabilidade, foi concluído que não havia condições de sustentar a candidatura de forma eficaz. "Uma campanha pressupõe estrutura jurídica, contábil e de agência de publicidade, minimamente", complementou. Além disso, Fábio emitiu uma nota à imprensa sobre o episódio (leia a íntegra ao final da matéria).
Em um vídeo divulgado em sua rede social, a jornalista Silene Borges comenta que durante uma reunião foi informada por um site sobre a retirada de sua candidatura e que, após entrar em contato com o Rede, foi explicado o motivo da decisão. "Entrei em contato com o partido e o Rede me explicou que realmente não estava preparado para assumir uma candidatura majoritária, até porque o Rede já havia me indicado como candidata a vice na chapa majoritária do PT", disse.
Ainda segundo o vídeo, ela ressaltou que, daqui para frente, a prioridade é garantir que o processo eleitoral prossiga com seriedade e respeito a todos os envolvidos. Silene confirmou que continuará apoiando os candidatos ao cargo de vereador e se compromete a colaborar para que eles participem do processo com dignidade.
Nota do Rede Sustentabilidade
A Rede Sustentabilidade é um partido fruto de um movimento aberto, autônomo e suprapartidário que reúne brasileiros decididos a reinventar o futuro do país através da política viva, de ideias e de atitudes sustentáveis. Somos parte de uma grande parte das pessoas que não se acomodam e que não desistem do nosso país, dos nossos estados e nem dos nossos municípios. Somos sabedores de que os problemas no Brasil precisam de alternativas viáveis em contraponto aos extremos que vem dominando o debate político no Brasil e também no estado do Tocantins.
Em Araguaína, indicamos a mãe, militante, empresária e jornalista Silene Borges para compor a chapa majoritária como vice-prefeita do Advogado, pioneiro e ex-deputado federal Celio Moura que postulava a prefeitura através da federação Brasil da esperança, composta pelos partidos PT – PV e PCdoB. Entretanto, Celio Moura retirou serenamente a sua candidatura e facultando-nos a opção de assumirmos ou não a “cabeça de chapa”.
Diante da qualidade, do preparo e da coragem de Sirlene Borges, é evidente que vislumbramos uma série de possibilidades no primeiro momento, mas como pertencemos a uma agremiação cujas decisões são tomadas em ambiente coletivo, levamos a situação ao conhecimento da direção nacional, da qual faço parte, para que uma análise de viabilidade fosse feita pela maioria dos integrantes da REDE.
Esclarecemos que após amplo debate, constatamos enorme dificuldade de alocação de recursos necessários para a campanha em função do pouco tempo, restando assim a impossibilidade de assumirmos a “cabeça de chapa”. Não temos compromisso com o erro, portanto enfrentamos essa realidade com a cabeça erguida e cientes de que esse recuo momentâneo servirá de impulso para um projeto que também tenha a cidade de Araguaína como foco principal.
Registramos ainda o nosso respeito ao bom senso e o equilíbrio demostrados pela nossa dirigente Silene Borges, pois mesmo sendo contrário à sua vontade pessoal e mesmo tendo tomado conhecimento dessa noticia através da imprensa, segue buscando a união e consenso junto aos integrantes da chapa proporcional da federação Brasil da esperança.
Atenciosamente.
Fábio Ribeiro
Dirigente Nacional da Rede Sustentabilidade.
Comentários (0)