Rede Sustentabilidade supera tamanho reduzido com foco em pauta ambiental e alianças

Partido mantém relevância política através de lideranças como Marina Silva e federação com PSOL, enquanto no Tocantins estratégia é o "diálogo de alto nível"

Crédito: Reprodução

A Rede Sustentabilidade é considerada um partido de pequeno porte tanto em termos de número de filiados (cerca de 56.526 em abril de 2025) quanto na sua representação parlamentar, especialmente quando comparada a partidos maiores e mais estabelecidos.

 

Nas eleições municipais de 2024, por exemplo, o partido elegeu um número reduzido de prefeitos, o menor desde sua criação, o que reforça essa percepção de tamanho. Mas apesar do tamanho, a Rede é vista pela população como um partido importante por vários motivos, sendo os principal deles a sustentabilidade e o meio ambiente.


A sigla se autodefine como "sustentabilista, progressista, humanista e ambientalista" e atua prioritariamente nas pautas de ecologia e sustentabilidade de forma central para o debate político nacional.


O partido nasceu com a proposta de uma "nova cultura política", valorizando a participação cidadã, transparência e superação do monopólio partidário tradicional. Atualmente, a Rede abriga lideranças políticas de destaque, como Marina Silva (atual Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima), a ex-senadora Heloisa Helena e o deputado federal Túlio Gadelha e, através destes, conferem visibilidade e relevância às suas pautas, independentemente do tamanho da bancada. A Rede compõe uma federação partidária com o Psol (Psol-Rede), o que permite ter uma atuação conjunta e mais força no Congresso Nacional, mantendo sua identidade ideológica. 


No Tocantins, o partido é comandando pelo articulista Fábio Ribeiro desde 2020 e sua atuação tem sido pulverizada principalmente através dos movimentos sociais e de ações articuladas com diversos órgãos federais, estaduais e municipais. “Sim, somos pequenos. Mas mesmo com uma estrutura menor, nós da Rede potencializamos a nossa importância através do diálogo de alto nivel e das ações permanentes que muitas vezes não são prioridade em partidos maiores” disse Fábio.

 

Nota de apoio ao mandato do governador interino

Para os integrantes da direção estadual, a nota cumpre a missão de explicitar o desejo de união de todos em defesa do estado e sua gente. Na nota, além da mensagem de apoio, a direção parabeniza o governador pela escolha de alguns membros que compõem o secretariado estadual. Leia a íntegra abaixo:

 

Nota de Apoio

Prezado Senhor Governador

É com grande satisfação que expressamos o nosso mais sincero apoio às recentes escolhas dos secretários Eduardo Mantoan, Fabiano Do Vale, Carlos Amastha, Divaldo Rezende, Luiza Rocha, Marcos Duarte, Roberto Saihum entre outros, para comporem a sua equipe.

Através destes nomes, fica evidente que a experiência, a idoneidade e a competência dos indicados são reflexo do seu compromisso com a honestidade, excelência e a eficiência de uma gestão que certamente proporcionará o que o estado do Tocantins tanto precisa.

É nítido que o senhor e sua equipe recém-formada possuem a disposição, o equilíbrio e a experiência necessária para enfrentar os desafios do estado e promover o desenvolvimento sustentável aliado às garantias dos direitos de todos os tocantinenses.

Acreditamos que, com essas pessoas integrando sua equipe, o senhor estará bem assessorado para tomar decisões estratégicas e implementar as políticas públicas eficazes que beneficiem a todos os cidadãos tocantinenses.

Por fim, parabenizamos o senhor Governador pela escolha criteriosa e convoco todos os cidadãos a se unirem em apoio à sua gestão, pois apenas com união é que poderemos construir um futuro melhor para o nosso estado.

 

Palmas, TO 25 de Novembro de 2025

 

Atenciosamente,

Wilma Soares Ribeiro – porta voz estadual

Deusivete Sousa dos Santos – porta voz estadual

Fabio Ribeiro – Coordenador Nacional

 

 

 

Comentários (0)