Republicanos e União Brasil foram os que mais elegeram prefeitos nessas eleições

Republicanos lidera com 56 prefeituras, enquanto UB vence em 37 municípios, incluindo cinco das maiores cidades do Estado. PDT e Progressistas consolidam presença, e Solidariedade registra queda

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nas eleições municipais de 2024 no Tocantins, os partidos no Tocantins tiveram variações em relação ao número de prefeitos eleitos. O Republicanos liderou com o maior número de prefeituras conquistadas, seguido de partidos como o União Brasil, PDT e Progressistas.

 

O Republicanos, presidido pelo governador Wanderlei Barbosa, foi o partido que mais elegeu prefeitos no Tocantins. A sigla conquistou 56 prefeituras entre os 89 candidatos lançados, o que representa mais de 40% dos municípios do Estado, além eleger 25 candidatos a vice. O União Brasil, liderado pela senadora Dorinha Seabra, ficou em segundo lugar no número de prefeitos eleitos, com 37 prefeituras (26,62% dos municípios tocantinenses). O partido venceu em cinco das dez maiores cidades do Estado: Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Colinas e Guaraí.

 

Já o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do vice-governador Laurez Moreira, elegeu oito prefeitos, 16 vice-prefeitos e 133 vereadores. Sob a liderança do vice-governador Laurez Moreira, o número de candidatos do partido saltou de 131 em 2020 para 737 em 2024.

 

O Progressistas, liderado no Tocantins pelo deputado federal licenciado, Vicentinho Júnior, elegeu 15 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 142 vereadores em todo o Estado. Na capital, o partido conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal, com Wilton do Zé Branquim e Delma Freitas entre os eleitos. O Partido Social Democrático (PSD), sob o comando no Estado pelo senador Irajá Silvestre, elegeu seis prefeitos nestas eleições, uma queda de 72,73% em relação a 2020, quando o partido havia conquistado 22 prefeituras.


 

O Partido Liberal (PL) elegeu três prefeitos neste ano, uma redução de 50% em comparação com o desempenho de 2020, quando o partido havia eleito seis prefeitos. O Partido dos Trabalhadores (PT) manteve desempenho próximo ao de 2020, perdendo apenas uma prefeitura. O partido elegeu três prefeitos neste pleito, uma redução de 25% em relação ao pleito anterior, quando havia eleito quatro. O PSDB manteve as duas prefeituras conquistadas em 2020. Já o Agir, o PSB e o Solidariedade elegeram um prefeito cada um.

Comentários (0)