A poucos dias antes do primeiro turno das eleições deste ano, esta quinta-feira, 3, será marcada pelo fim do prazo para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, além de ser o último dia para a realização de comícios - os de encerramento de campanha que podem ser prorrogados por mais duas horas - e debates no rádio e TV, que podem ser estendidos até às 7h da próxima sexta-feira, dia 4.
Já próxima sexta-feira, 4, termina o prazo para a divulgação paga de anúncios em jornais impressos e sua reprodução na internet. A veiculação de propaganda eleitoral paga ou impulsionada na internet também deve ser finalizada até esta data, com a responsabilidade de interrupção ficando a cargo dos provedores de mídia.
Também encerra o prazo no dia 4 para que os partidos políticos, federações ou coligações comuniquem à Justiça Eleitoral os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais de fiscais e delegados, habilitados a acompanhar os trabalhos de votação, apuração e totalização do primeiro turno. Além disso, é também o último dia para informar os nomes das pessoas autorizadas a fiscalizar as seções eleitorais instaladas em estabelecimentos penais e de internação de adolescentes, conforme estabelece a Lei nº 9.504/1997.
Candidatos
Ao todo, no Tocantins, são 330 candidatos a prefeito e 335 a vice-prefeito. Deste número, quatro concorrem para prefeito em Palmas (Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Janad Valcari (PL), Professor Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (PSOL); dois em Araguaína (Jorge Frederico (Republicanos) e Wagner Rodrigues (União Brasil); três em Gurupi (Cristiano Pisoni (PSDB), Eduardo Fortes (PSD) e Josi Nunes (União Brasil); dois em Paraíso (Celso Morais (MDB) e Damaso (Republicanos); quatro em Porto Nacional (Álvaro da A7 (PSB), Nelcir Formehl (Partido Novo), Ronivon Maciel (União Brasil) e Toinho Andrade (Republicanos); e dois em Miracema (Aprijo Ribeiro (Solidariedade) e Camila Fernandes (Republicanos).
Para o cargo de vereador, concorrem no Tocantins 6.527 candidatos, sendo 326 em Palmas; 207 em Araguaína; 207 em Gurupi; 134 em Paraíso; 203 em Porto Nacional; e 68 em Miracema.
As candidaturas detalhadas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de cada município podem ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O que é permitido um dia antes das eleições?
Faltando um dia para as eleições, no sábado, 5, poderão ser realizados atos como passeatas, carreatas e a distribuição de material gráfico até as 22h. Além disso, neste dia, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realizará o sorteio das seções eleitorais que serão submetidas à auditoria no primeiro turno. Também a partir do dia 5, transportes de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores ficam proibidos em todo o território nacional.
Comentários (0)