Reunião com Amastha acerta apoio a Freitas: oposição condena interferência

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Palmas acontece na próxima quinta-feira, 26. Com o aval do prefeito Amastha, o nome da base que deve disputar a presidência é o do vereador Rogério Freitas...

Reunião entre prefeito e vereadores
Descrição: Reunião entre prefeito e vereadores Crédito: Colaborador T1

Uma reunião entre o prefeito Carlos Amastha (PP) e os vereadores que compõem sua base na Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira, 23, bateu o martelo quanto ao nome do grupo que disputará a presidência da Mesa Diretora da Casa Leis. O nome escolhido, com o aval do prefeito, foi o do vereador Rogério Freitas (PMDB).

A escolha do nome de Freitas teria ocorrido após um acordo com o grupo do PMDB, que teria assegurado apoio às demandas do Executivo na Câmara. Um acordo com o PROS, dos vereadores Junior Geo e Etinho Nordeste, também teria sido fechado antes da definição do nome do grupo, que também tinha como pré-candidatos a presidência os vereadores Folha (PTN), Marilon Barbosa (PSB) e Joel Borges (PMDB).

Confirmando o acordo nesta manhã, o vereador Marilon Barbosa disse ao T1 Notícias que o grupo decidiu pelo apoio ao vereador Rogério Freitas devido ao mesmo ter sido o nome que mais agregou votos no grupo. “Ele foi o que mais agregou. Tinha sete votos”, explicou Barbosa. O vereador reforçou que Freitas tem um perfil maleável e democrático e que acredita que ele saberá conduzir a Casa da melhor maneira. “O Rogério tem um bom relacionamento com todos e acredito que ele será um presidente que ouve. Ele tem perfil para fazer uma grande administração, com justiça e democracia”, frisou.

Na reunião de ontem ficou definida a composição da chapa da base, ficando o nome do vereador Folha indicado para a vice-presidência. O vereador Marilon Barbosa teria cedido a vaga na 1ª Secretaria ao vereador Etinho Nordeste, ficando acertado que futuramente Marilon deve assumir a presidência de uma comissão.

 

Chapa única

Segundo Marilon, a pretensão agora seria articular a formação de uma chapa única para a eleição. “Acredito que este é o melhor caminho e acredito que o vereador Rogério Freitas vai tentar formar essa chapa única. Se eu fosse o candidato à presidência eu tentaria, pois a oposição também deve fazer parte”, enfatizou.

 

Oposição condena interferência

Apesar da pretensão do grupo da base, a articulação de uma chapa única na Câmara não será tão fácil. Conforme disse o vereador Iratã Abreu (PSD) o grupo de oposição não concorda com a interferência do prefeito no processo e pretende ter candidato próprio. “A oposição vai apresentar um candidato, mesmo reduzida e sem força para vencer, vamos demarcar nossa posição por não concordar com a forma como se deu o processo”, afirmou o vereador.

Segundo Iratã, a “eleição da Presidência da Câmara teria que ser decidida dentro da Câmara. Por isso mesmo antecipamos o processo, para não haver interferência e não ser decidia no gabinete do Prefeito. Isso mostra que a maioria do Parlamento continua agachada diante do Paço Municipal. Nossa independência continua comprometida, o que envergonha aqueles que elegeram vereadores para cumprir um papel fiscalizatório”, disse.

 

Eleição

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Palmas acontece na próxima quinta-feira, 26. Atualmente, o grupo da base tem 15 votos dentro do Parlamento e a oposição 4.

Comentários (0)