Reunião da oposição em Brasília acaba e Ribeiro prevê novo encontro em novembro

Escolha de um nome ao governo que possa unificar as oposições, na opinião de todos, deve se dar de forma natural. Todas as pré-candidaturas foram consideradas...

Encontro aconteceu nesta manhã em Brasília
Descrição: Encontro aconteceu nesta manhã em Brasília Crédito: Ascom

Lideranças de sete partidos políticos do campo oposicionista se reuniram hoje em Brasília para debater a conjuntura política tocantinense e iniciar o processo de discussão sobre as eleições majoritárias de 2014. Os presentes pontuaram o grave momento de dificuldades e crise de confiança por que passa o Governo do Estado do Tocantins, reafirmando a intenção de buscar constituir uma oposição ampla, democrática e programática, que em um diálogo franco e aberto com a população seja capaz de construir projetos que possam remeter a um futuro promissor e à retomada do progresso seguro, sólido e sustentável, que já foi experimentado no passado.

Igualmente foi reafirmada a disposição de estabelecer um amplo diálogo entre todas agremiações políticas autônomas que, hoje, se opõem ao modelo de gestão adotado pelo Palácio Araguaia. Inclusive, destacando alguns líderes presentes ao encontro para estabelecerem diálogos com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), com o secretário da saúde de Palmas, Nicolau Esteves (PT), com os suplentes de senador Marco Antônio Costa (PSL) e Ataídes Oliveira (PROS), ausentes a esse primeiro encontro.

Convocada pelo senador João Ribeiro (PR), o encontro contou com as presenças da senadora Kátia Abreu (PMDB); do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB); da ex-primeira-dama do Estado Dulce Miranda (PMDB);  do suplente de senador João Costa (PR); dos deputados federais Lázaro Botelho (PP), César Hallum (PRB), Osvaldo Reis (PMDB) e Irajá Abreu (PSD); dos deputados estaduais Marcelo Lelis (PV); Freire Júnior (PV); Josi Nunes (PMDB); do presidente estadual do PHS Homero Júnior; do ex-senador Leomar Quintanilha (PMDB); do vereador de Palmas Milton Neres (PR); do secretario estadual do PP Robson Ferreira; do ex-secretário de Finanças da Prefeitura de Palmas Adjair Lima; do ex-deputado estadual Paulo Roberto Ribeiro; e do empresário Beto Lima, pré-candidato a deputado federal pelo PR.

“Nessa reunião não participa ninguém que não seja líder. Mas outros líderes valorosos que aqui poderiam estar não estão. Vamos precisar ter muita paciência, muita compreensão, para evitarmos alimentar desavenças de ordem pessoal, porque vamos enfrentar um adversário ardiloso no processo eleitoral, e nada nos impede de exercitarmos a arte do diálogo, uma das coisas mais belas na política”, declarou o senador João Ribeiro ao iniciar os trabalhos.

Ao final da reunião ficou acertado um novo encontro para a segunda quinzena de novembro, em data ainda a ser definida. Antes disso, algumas tratativas serão realizadas com lideranças ausentes a esta primeira reunião, e uma consultoria jurídica será acionada para estudar a judicialização de ações que coíbam as ameaças sofridas pelos prefeitos que se mantiveram no campo da oposição, como forma de resguardar os princípios de um Estado de Direito. A discussão de um nome ao Governo do Estado que possa unificar as oposições, na opinião de todos, deve se dar de forma natural no decorrer do processo, e que ainda é cedo para tratar do assunto. Assim, todas as pré-candidaturas foram consideradas como legítimas e passíveis de uma convivência harmônica.

 

Leia também:

João Ribeiro reúne oposições em Brasília nesta 4ª

 

Comentários (0)