Rocha Miranda e prefeito de Araguatins são alvos de operação da PF no Tocantins

Há mandados de condução coercitiva contra o deputado estadual e o prefeito Lindomar Lisboa Madaleno. A investigação aponta supostas fraudes e desvios em obras no município de Araguatins

PF cumpre mandados na Prefeitura de Araguatins
Descrição: PF cumpre mandados na Prefeitura de Araguatins Crédito: Ascom PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 01, a Operação Full House que investiga possíveis fraudes em licitações e desvios de recursos públicos federais na contratação de 11 obras na cidade de Araguatins, localizada na região do Bico do Papagaio. As supostas fraudes ocorreriam, segundo a PF, mediante a utilização de empresas de pessoas ligadas por relações de parentesco e/ou amizade durante a gestão do ex-prefeito e hoje deputado estadual Rocha Miranda (PMDB) e que teriam sido perpetradas na gestão de seu sucessor e atual prefeito, Lindomar Lisboa Madaleno.

 

Ao todo estão sendo cumpridos 24 mandados judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região nos municípios tocantinenses de Araguaína, Araguatins, São Bento do Tocantins, Palmas e também em Imperatriz/MA, sendo, 14 de mandados de Busca e Apreensão e 10 de Condução Coercitiva. Participam da operação cerca de 60 policiais federais.

 

De acordo com informações da Polícia Federal, a investigação revelou a existência de um esquema criminoso que operava desvio de recursos públicos federais através de fraude em licitações que ocorriam a partir de três empresas criadas e mantidas por pessoas ligadas por relações de parentesco e amizade com o prefeito.

 

Uma das empresas tem como responsável o genro de Rocha Miranda. A outra empresa tem como responsável o ex-secretário municipal de Administração, atualmente assessor parlamentar do deputado. A terceira empresa, segundo a PF, teria sido criada apenas para participar das fraudes nos processos licitatórios daquele município.

 

Entre as 11 obras, algumas foram concluídas, porém a maioria encontra-se inacabada, tais como 3 creches do programa Proinfância, um posto de saúde e a casa da cultura de Araguatins. O desvio calculado em razão das obras não concluídas é de mais de 4 milhões de reais.

 

O Portal T1 Notícias tentou contato, por telefone, com o deputado Rocha Miranda, mas as ligações não foram atendidas, nem retornadas até o fechamento desta matéria. A equipe também fez contato com a Prefeitura de Araguatins, mas as ligações também não foram atendidas. O espaço continua aberto caso o deputado ou o prefeito queiram se manifestar.

 

Operação Full House

O nome Full House (casa completa) faz alusão a um jogo do Poker, quando um jogador que possui 5 cartas tem uma trinca, em alusão às três empresas citadas, e uma dupla - os mentores do esquema fraudulento.

 

A Polícia Federal dará uma entrevista coletiva às 12h, no auditório da Delegacia da PF em Araguaína.

 

(Com informações da Ascom-PF)

Comentários (0)