À medida que as eleições municipais se aproximam, os partidos políticos começam a definir seus pré-candidatos e o portal T1 Notícias separou os nomes cotados nessa pré-campanha para disputar as prefeituras das maiores cidades do Estado.
Na capital, Palmas, o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB); os deputados estaduais Janad Valcari (PL) e Júnior Geo (PSDB); Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Charleide Matos (PSOL) concorrem à chefia do Paço Municipal. Em Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins, os principais nomes para a disputa são o prefeito Wagner Rodrigues (União Brasil), que busca a reeleição, Jorge Frederico (Republicanos), deputado estadual apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa, e Célio Moura (PT), ex-deputado federal e aliado do presidente Lula.
Para a prefeitura de Gurupi, os pré-candidatos são a prefeita Josi Nunes, do União Brasil, partido este que já marcou para o dia 5 agosto a realização da convenção; o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) e Cristiano Pisoni (PSDB). Já em Porto Nacional, Antônio Andrade (Republicanos) e o prefeito Ronivon Maciel (União Brasil) concorrem à vaga na prefeitura.
Em Paraíso do Tocantins, a disputa inclui Celso Morais (MDB), atual prefeito, Luís Antônio, pela Federação Brasil da Esperança formada por PT, PV e PCdoB, e Osires Damaso (Republicanos).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Comentários (0)